Tribuna Ribeirão
Economia

Preços caem 0,54% nas gôndolas de SP

DIVULGAÇÃO/I BEVAR

O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calcu­lado pela Associação Paulis­ta de Supermercados (Apas) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), registrou deflação em junho, com queda de 0,54%. O re­sultado contribuiu para desa­celerar o acumulado do ano, que está em alta de 2,48%. Já no acumulado dos últimos doze meses, o IPS tinha regis­trado um aumento de 7,82% até maio, ainda refletindo os efeitos da quebra de safra do feijão, em 2018.

Porém, com a segunda queda consecutiva nos pre­ços dos produtos hortifruti­granjeiros, o índice caiu para 3,55% nos últimos doze me­ses até junho.

“Produtos consumidos no do dia a dia do brasileiro, como feijão, batata e cebo­la, tiveram forte queda em junho, o que resultou em alívio no índice geral de pre­ços. Caso o cenário tivesse se mantido, a Apas poderia até refazer sua previsão de infla­ção dos supermercados, mas como os últimos dois meses foram de recuperação, a pro­jeção de 4% de inflação em 2019 está mantida”, explica o economista da associação, Thiago Berka.

Em junho, das 27 catego­rias acompanhadas, apenas nove apresentaram inflação e 18 mostraram queda de preços. Este cenário é muito semelhante ao observado no mês anterior, quando foram registrados aumentos em oito categorias. A novida­de boa ao consumidor nos supermercados é que o pre­ço da laranja, uma das fru­tas preferidas do brasileiro, caiu 17,5% em junho. Foi a primeira vez que o preço da caixa, em 2019 (R$ 21), ficou abaixo do preço de 2018 (R$ 26) para o mesmo mês.

Os motivos estão nas tem­peraturas do período, que diminuem a demanda, e na safra de maio, que aumenta as ofertas. No caso da alface, a nova deflação foi de 10,5% com o aumento do plantio em Teresópolis e com safras sendo colhidas em diversas regiões produtoras. O consu­midor poderá aproveitar, em julho, os preços e a boa qua­lidade do produto, resultados da alta produtividade no ano.

O Índice de Preços dos Supermercados tem como objetivo acompanhar as variações relativas de pre­ços praticados no setor su­permercadista ao longo do tempo e é composto por 225 itens pesquisados men­salmente em seis. Assim, se apresenta como instrumento útil aos empresários do setor na tomada de decisões com relação a preços e custos dos mais diversos produtos.

A Regional Ribeirão Preto da Apas foi responsável por 5,9% do faturamento do setor no Estado de São Paulo em 2018, o que equivale a apro­ximadamente R$ 6,2 bilhões. A geração de emprego su­permercados faturou no ano passado R$ 1,8 bilhão, o que equivale a 29% da região e 1,7% do faturamento de todo o Estado de São Paulo.

A Apas possui dez regio­nais em todo o Estado e mais cinco escritórios distritais na capital paulista. A Regional Ribeirão Preto é composta por 78 cidades e possui 116 associados em toda sua área de cobertura. O empresário Rodrigo Canesin, do Super­mercado Canesin, é o atual diretor regional da entidade.

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