Neste domingo, 14 de julho, o palhaço Batata e a palhaça Panqueca fazem parada em Ribeirão Preto com o espetáculo “Vô Voar”, uma divertida história sobre dois palhaços mochileiros que seguem numa trilha para uma importante missão: jogar as cinzas do avô do alto de uma montanha. Os atores ainda realizam uma oficina de palhaçaria para a comunidade local.
As atividades da companhia Los Trancos e Barrancos têm entrada franca e são realizadas com incentivo do Programa de Ação Cultural (ProAC), do governo de São Paulo. A apresentação em Ribeirão Preto será às 19 horas deste domingo (14), no Forte Voador, na rua Camilo de Mattos nº 170, Jardim Mosteiro, na região central da cidade.A oficina acontece das dez às 13 horas, no mesmo local.
Com o objetivo de apresentar a linguagem do palhaço, o projeto irá promover um workshop com jogos teatrais focados na linguagem e nas gags de palhaçaria. Serão oferecidas até 25 vagas e as inscrições podem ser feitas nos locais de apresentação ou pelo e-mail [email protected].
O espetáculo
Falar da morte como rito de passagem nem sempre é fácil. A partir disso, o projeto “Vô Voar” busca refletir, de forma leve e divertida, questões sobre a “existência humana”, tais como “a vida passa, mas como passamos por ela?”. O elenco é formado por Renato David Oliveira e Adriana Marques, que além de palhaça é atriz e arte educadora. A direção do espetáculo é assinada por Esio Magalhães (palhaço Zabobrim), co-fundador do Barracão Teatro em Campinas, indicado por dois anos seguidos (2007 e 2008) ao Prêmio Shell.
A dramaturgia foi criada coletivamente pela trupe Los Trancos e Barrancos e Esio Magalhães, a partir das cenas improvisadas, seguindo o roteiro pré-estabelecido, com preparação sonora do músico Beto Quadros (indicado aos prêmios CPT e Shell de teatro), a fim de criar a “paisagem sonora” do espetáculo, que conta com criação de cenário e figurinos da artista plástica Letícia Regina e iluminação de William Alves.
Sinopse
Batata deve realizar uma tarefa muito importante para seu avô. Para isso, precisa escalar uma montanha muito alta na companhia de uma companheira nada habilidosa, Panqueca. Ela, no entanto, tem outro interesse em fazer a escalada. A jornada será de desafios e aprendizados. Será que conseguirão realizar os seus objetivos?