O projeto Aeaarp Cultural, promovido pela Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto, promove uma noite típica russa nesta quinta-feira, 11 de julho, a partir das 19 horas. A arquiteta Ercília Pamplona, responsável pela iniciativa, convidou a família de músicos ucranianos Snizhana Dragan, Bogdan Dragan e Yuri Ponomaryov. A entidade fica rua João Penteado nº 2.237, Jardim Sumaré, Zona Sul.
O ingresso será trocado por dois quilos de alimento para instituições beneficentes cadastradas na Aeaarp. O evento contará com apresentação de músicas russas pela voz da cantora Shizhana Drahan, regente do coro da Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto, com piano e clarinete pelo músico Bodgan Dragan, também clarinetista da Osmrp, e acordeom de Yuri Ponomaryov. No programa, canções folclóricas.
A produção musical russa, que vem da cultura popular do povo russo, é a base de toda a música profissional do país. As canções falam dos costumes e tradições do povo, contam episódios épicos, as tradições agrícolas e camponesas, o folclore das tribos eslavas que vivem no território russo etc. Além da conhecida música clássica, apresentada nos maiores teatros e pelos maiores músicos do mundo, a folclórica tem um ritmo alegre, com canções bastante melódicas.
“Vamos apresentar uma seleção de ritmos variados para que o público conheça e aprecie a música do povo russo, que relata e representa toda a história e tradições do nosso povo, mas muitas vezes desconhecidas do Ocidente. O mundo todo conhece os grandes compositores clássicos russos, mas dificilmente conhece a música popular. Esperamos trazer um pedacinho da Rússia neste evento”, diz a regente e cantora Snizhana Drahan.
“Estamos diversificando, cada vez mais, a temática dos eventos deste projeto cultural para reunirmos vários públicos. Os eventos são destinados à toda a comunidade”, explica a arquiteta Ercília Pamplona, responsável pelo projeto Aeaarp Cultural.
Yuri Ponomaryov
Foi professor na Ucrânia. Em 1968 apresentou-se pela primeira vez como solista na Universidade de Nejin, na Ucrânia. Já se apresentou na Polônia, Inglaterra e França. Em 1983 realizou a turnê pela Europa junto a Orquestra Folclórica Russa, passando pela Espanha, Grécia, Malta e França. Antes de mudar-se para o Brasil, participou de três edições do Festival Internacional Auroras de Sofia, na Ucrânia. Hoje ele é regente de um coral russo em São Paulo, o único Brasil, condecorado pelo governo russo recentemente.
Snizhana Drahan
Graduada em Regência Coral na Ukrainian National Tchaikovsky Academy of Music, mestre em Musicologia pela Escola de Comunicações e Artes – USP. Estudou no Colégio Musical (Ucrânia), nível ensino médio, e ensino musical de nível técnico na Escola de Música de Uman, também na Ucrânia. Desde 2008 é coordenadora, regente e professora da Escola de Canto Coral da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. No Brasil, fez doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP.
Bogdan Dragan
Ucraniano, filho de músicos, concluiu o estudo de clarinete no Colégio Musical, na Ucrânia, e se formou pela Academia Nacional de Música da Ucrânia P. I. Tchaikovsky, em Kiev, com as especializações: solista, regente de banda, músico da orquestra sinfônica e professor de clarinete. Em 1990, ganhou o primeiro prêmio no Concurso Nacional em Donetsk, em seu país. Fez cursos de piano, violão, saxofone, baixo e bateria. Trabalhou como clarinetista em várias instituições ucranianas, como Teatro Pequeno de Ópera e Balé de Kiev, Orquestra de Câmara de Kiev, Orquestra Folclórica “Rídni Náspivy” e Quinteto de Sopros da Filarmônica de Kiev, até vir para o Brasil.
Participou concursos e festivais na Europa, como Concurso Internacional de Música de Câmara, em Chmelnitsky (Ucrânia), onde ganhou com quinteto o Primeiro Prêmio, Concurso de Música de Câmara, em Paris, e o reconhecido Festival de Wagner, na Alemanha. Fez turnês pelos países da Europa, Ásia e da América Latina, participando de diversas gravações de CD. Em 1998, foi contratado pela Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, onde permanece até hoje. Ao mesmo tempo, desenvolve um trabalho como arranjador, fazendo os arranjos e orquestrações para orquestras e outros grupos musicais.