Tribuna Ribeirão
Esportes

Com Maracanã lotado, Brasil vence o Peru e conquista a Copa América

É campeão! 12 anos depois da última conquista, em 2007, o Brasil volta a levantar o caneco da Copa América, após bater o Peru com o placar de 3 a 1, dentro de um Maracanã lotado. Os gols da partida foram anotados por Everton, Gabriel Jesus e Richarlison. Guerrero descontou para os peruanos.

Controlando basicamente todo o jogo, até mesmo nos momentos em que esteve com um a menos, a seleção brasileira apostou no volume de jogo e foi coroada por isso. Com mais uma grande atuação de Gabriel Jesus, que deu uma assistência e marcou um gol, o time de Tite teve boa atuação na partida.

O Peru jogou o que podia, mas esbarrou na melhor da defesa da competição. O gol sofrido diante da seleção peruana foi o único que o Brasil sofreu na Copa América e foi marcado de pênalti. O título coroa a boa competição feita pelo Brasil e dá fôlego para que Tite siga no comando da seleção.

O jogo

Os primeiros 10 minutos de jogo foram de bastante estudo e equilíbrio. O Brasil tentava trocar passes, mas a seleção peruana subiu as linhas de marcação, apostando na marcação pressão, o que dificultou bastante a transição de bola da seleção brasileira.

Apesar da forte marcação do Peru, aos 15 minutos o Brasil abriu o placar. Daniel Alves acertou bom lançamento para Gabriel Jesus, que driblou o marcador e cruzou na medida para Everton Cebolinha pegar de primeira, estufar o gol de Galese e abrir o placar no Maracanã.

Após o gol, o Brasil subiu as linhas de marcação e começou a pressionar a saída de bola peruana. A medida trouxe domínio para a seleção brasileira, que aos 23 minutos teve outra boa chance. Roberto Firmino cruzou e Phillipe Coutinho pegou de primeira, de três dedos, e levou perigo ao gol peruano.

Intensidade do jogo baixou e o Brasil passou a trocar passes por mais tempo. Aos 35 minutos mais uma boa jogada brasileira. Alex Sandro arrancou pelo lado esquerdo e cruzou na área para Firmino, que testou por cima do gol.

Aos 42 minutos, o juiz marcou pênalti para o Peru, após a bola bater na mão de Thiago Silva. O árbitro checou o VAR e seguiu com a marcação da penalidade. Na cobrança, Paolo Guerrero bateu com tranquilidade e deixou tudo igual no marcador.

O Brasil respondeu rápido. Aos 47 minutos, Roberto Firmino desarmou o meio-campista peruano, a bola sobrou para Arthur, que conduziu a jogada e achou lindo passe para Gabriel Jesus, que dominou invadiu a área e bateu colocado deslocando Galese.

O Brasil voltou em cima e aos 6 minutos criou outra grande chance. Coutinho dominou dentro da área e bateu colocado, tirando tinta da trave peruana. Aos 8 minutos, Coutinho arrancou do meio-campo e foi travado pela marcação, a bola sobrou para Gabriel Jesus, que serviu Firmino. Na cara do gol, o atacante brasileiro bateu pra fora e perdeu boa oportunidade.

A pressão brasileira não foi convertida em gol e com isso, o Peru passou a gostar do jogo e a criar chances de perigo. O jogo ficou quente e aos 25 minutos, Gabriel Jesus dividiu com Adivincula, o árbitro viu uma cotovelada do brasileiro e deu o cartão amarelo, como já tinha levado um na primeira etapa, o jogador foi expulso de campo.

Com um a mais, o Peru foi pra cima. Aos 28 minutos, Cueva bateu escanteio na área, a bola sobrou para Flores na entrada da área. meio-campista dominou e acertou uma bomba, que passou raspando a trave.

Aos 44 minutos, Cebolinha partiu para cima da marcação e foi derrubado dentro da área. O juiz marcou penalidade máxima, foi checar no VAR e manteve sua posição. Na cobrança, Richarlison bateu firme e marcou o terceiro da seleção.

O Peru não teve força para chegar ao ataque, o Brasil se fechou bem e os minutos finais foram de pouco futebol e muita luta. Sem alteração no placar, a seleção brasileira sagrou-se campeã. O time comandado por Tite volta a levantar o caneco da Copa América depois de 12 anos.

Fotos: Lucas Figueiredo/CBF

Postagens relacionadas

Palmeiras entra em acordo com RB Bragantino e Artur deve sair por R$ 25 milhões

Redação 1

CBF muda protocolo de segurança e amplia testagem nas competições nacionais

Redação 1

Conmebol promete mudanças para endurecer punições após 7 casos de racismo em 2022

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com