Neste domingo, 7 de julho, no aniversário de 50 anos do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp), haverá a apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (Osrp) no Theatro Pedro II. No mesmo dia, às 9h30, será enterrada a cápsula do tempo no reservatório Francisco Schmidt, construído em 1904, na rua Campos Sales.
O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, no Centro Histórico de Ribeirão Preto, e tem capacidade para receber 1.588 pessoas, mas parte foi interditada no ano passado pelo Corpo de Bombeiros por causa da altura do parapeito – hoje aceita até 1.300 espectadores. O “Concerto Daerp 50 Anos” será às 20 horas, para servidores e convidados.
O Daerp foi criado em 7 de julho de 1969 pelo então prefeito Antonio Duarte Nogueira, pai do atual chefe do Executivo, a partir da cisão do Departamento de Água e Telefonia (Daet). A implantação integrou uma ampla reforma administrativa, com a aprovação da lei municipal 2.236/69.
A programação teve início na semana da água, em março, com a exposição 50 anos Daerp, realizada no Centro Cultural Palace. A mostra que conta a história da autarquia já foi realizada também no Poupatempo e no Hospital das Clínicas – Unidade Campus. A exposição prossegue até o final do ano, em vários locais programados.
O final de semana de aniversário do Daerp será aberto com a apresentação, para funcionários e convidados, do Coral Som Geométrico e do sexteto “La Musicale” e o show “Acunticido”, com o personagem Chico Lorota, do humorista Roberto Edson. Durante a semana de 8 a 13 de junho serão realizados seis shows em parques e na praça Barão do Rio Branco, em Bonfim Paulista.
No domingo dia 14 acontece show com dupla Lourenço & Lourival e no domingo seguinte, dia 21, acontece o show do Clube da Viola (Fred & Pedrito e Guilherme & Gustavo). Os dois shows serão realziados no Parque Maurílio Biagi. A programação completa com locais, datas e horários está no site do Daerp.
Cápsula do tempo, música, vídeo e livro
Neste domingo acontece a solenidade de deposição da cápsula do tempo, no reservatório Francisco Schmidt, para ser aberta no centenário do Daerp, em 2069. Ainda está sendo elaborado um vídeo e um livro dos 50 anos, que será lançado em data a ser definida.
O cinquentenário acontece em um ano em que o Daerp tem muitas realizações a celebrar, como a universalização do saneamento básico, o crescimento de investimentos para a redução de perdas totais e eficiência energética, planejamento de grandes investimentos em setorização e busca alternativa de abastecimento, com o projeto Rio Pardo.
“Estamos trabalhando para transformar o Daerp em uma grande empresa de saneamento básico. Nos dois primeiros anos já fizemos grandes mudanças e planejamos investimentos que vão nos permitir reduzir pela metade as perdas totais de água registradas no ano passado. Será um aniversário com muitas mudanças. A preparação para os próximos 50 anos”, diz o superintendente Afonso Reis Duarte.
Coral da Aeaarp
O Coral Som Geométrico, grupo vocal da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (Aeaarp), vai se apresentar no concerto em comemoração dos 50 anos do Daerp, sob a regência da engenheira e maestrina Regina Foresti, vai interpretar músicas que fizeram história no cinema e será acompanhado pelo grupo “La Musicale”.