A Pacaembu Construtora entrega nesta quinta-feira, 4 de julho, mais 2.078 moradias do Residencial Vida Nova Ribeirão. O conjunto habitacional é o maior bairro planejado da cidade e também do programa Minha Casa, Minha Vida, com financiamento da Caixa Econômica Federal. No final do ano passado, já haviam sido entregues 4.913 casas, e agora chegará ao total de 6.991 unidades.
Localizado no quilômetro 332,5 da Rodovia Alexandre Balbo (SP-328, Anel Viário Contorno Norte), na Zona Norte, o Vida Nova Ribeirão tem 100% de infraestrutura, como asfalto, iluminação, rede coletora de água e esgoto, acessibilidade e áreas destinadas para a instalação de empreendimentos comerciais e indústrias. Está conectado ao emissário do Departamento de Água e Esgotos (Daerp) e é atendido pelo sistema de transporte coletivo.
A qualidade de vida é um dos diferenciais do residencial, que já possui um Centro de Assistência Social (Cras) com recepção para acomodar a população, quatro banheiros, sendo dois adaptados, sala de coordenação, sala multiuso e três salas para atendimento. Conta, ainda, com Centro de Educação Infantil (CEI), Escola Municipal de Educação Infantil (Emei), Unidade Básica de Saúde (UBS), parque linear, praças, seis playgrounds, campos de areia e quadras poliesportivas
Também tem cinco academias ao ar livre, nove áreas de lazer, cerca de quatro quilômetros de ciclovias e mais de onze quilômetros de pista de caminhada, além de espaços de leitura, pomar e paisagismo completo. O empreendimento conta com 14 áreas verdes e soma mais de 38 mil árvores plantadas, além da preservação de 705 árvores existentes e mais de 70 mil metros quadrados de mata nativa.
Somadas, as casas representam 326.479 metros quadrados em área construída, em um terreno total de 2.830.297 de metros quadrados. Com uma população estimada em cerca de 30 mil pessoas, o residencial será maior do que 26 municípios da região de Ribeirão Preto. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em agosto de 2018, para atingir o total de moradores estimado do novo bairro é necessário juntar a população de Dumont (9.708), de Sales Oliveira (11.779) e de Nuporanga (7.386 pessoas) – a ainda vão faltar mais de mil moradores.
O Vida Nova Ribeirão é um empreendimento conjunto da Pacaembu Construtora, Companhia Habitacional (Cohab-RP) e prefeitura de Ribeirão Preto, em parceria com o governo federal, que recebeu mais de R$ 847 milhões de investimento para a construção das casas. A construção do novo bairro começou em 12 de julho de 2017 e foi concluída dois anos depois.
Segundo Fred Escobar, diretor comercial da Pacaembu Construtora, será uma data de celebração para a construtora e para os moradores. “A Pacaembu acreditou na cidade e na força da sua gente. Esse empreendimento é a concretização do nosso sonho de construir o maior bairro planejado de casas do Brasil e também o início de um nova vida para cerca de 30 mil ribeirão-pretanos”, comenta.