O Brasil bateu a Argentina nesta terça-feira (2), pelo placar de 2 a 0, e está classificado para a final da Copa América após 12 anos. Os gols da seleção brasileira foram anotados por Roberto Firmino e Gabriel Jesus. Apagando o “fantasma” do Mineirão, a seleção comandada por Tite garantiu a vaga na grande decisão.
O duelo previa um grande embate entre seleções tradicionais do futebol mundial, entretanto o Brasil soube aplicar seu sistema de jogo e controlou as ações em praticamente toda a partida. Marcando muito bem o craque argentino Lionel Messi, a seleção brasileira foi superior em praticamente todo o jogo.
Daniel Alves e Gabriel Jesus tiveram atuações destacadas e com muita raça foram os grandes nomes do jogo. Firmino também foi bem, anotando 1 gol e uma assistência.
O jogo
Os primeiros minutos do jogo foram de bastante equilíbrio e muita disputa. Com os poucos espaços, ambos os times tentavam chegar de forma organizada, mas a forte marcação atrapalhava. Apesar das poucas chances, aos 18 minutos o Brasil abriu o placar.
Daniel Alves deu um lindo chapéu no marcador, deixou o outro no chão e rolou para Roberto Firmino que, de primeira, cruzou para Gabriel Jesus completar para o gol e colocar o Brasil na frente. Após o gol, a seleção brasileira mudou de postura e passou a recuar, trazendo o time argentino para cima.
A pressão dos hermanos gerou resultado e aos 29 minutos a Argentina levou perigo. Após cruzamento na área, Agüero subiu sozinho e testou firme no travessão na melhor oportunidade de gol do time de Messi no primeiro tempo.
Precisando do resultado, a Argentina veio pra cima desde os primeiros minutos do segundo tempo. Logo aos 3 minutos a primeira chance. Agüero cruzou e Lautaro Martinez pegou de primeira, mas Alisson fez defesa tranquila.
O Brasil respondeu aos 10. Gabriel Jesus, que estava aceso no jogo, ganhou dividida, girou na marcação e rolou para Coutinho que bateu apertado para fora. A Argentina quase marcou no minuto seguinte. Após dividida, a bola sobrou para Messi, que bateu forte na trave.
O jogo seguiu equilibrado e Brasil apostou na estratégia. Já a Argentina, tentava chegar como podia. Aos 20 minutos, Messi bateu falta, mas Alisson defendeu com tranquilidade. Quando os hermanos ensaiavam uma pressão, Gabriel Jesus ganhou dividida no meio campo, apostou corrida com Otamendi, deixou o zagueiro para trás, fintou o último marcador e deixou para Roberto Firmino empurrar e fazer o segundo do Brasil.
A Argentina até tentou, mas não foi o suficiente para diminuir o placar. O Brasil está classificado para a final depois de 12 anos. A partida acontece no próximo domingo, às 17h, no estádio do Maracanã. O adversário sai do confronto entre Peru e Chile.