O Faixa Branca – Clube do Carro Antigo de Ribeirão Preto completou, no dia 16 de junho, 30 anos de existência, história e atuação. Atualmente conta com aproximadamente 250 associados apaixonados por veículos antigos, carros, motos e caminhões.
O clube tem sede própria onde acontecem as reuniões dos associados e abriga o Museu do Carro Antigo, que sedia exposições de veículos, de fotos, troféus e diversos outros itens relacionados ao automobilismo local e nacional.
Para comemorar os 30 anos do clube, neste sábado, dia 29, a partir das 17h30, será realizado um evento aberto a toda a população. Além da tradicional exposição de veículos antigos, os participantes terão à disposição um rodízio de pizzas.
Também estarão sendo recolhidos agasalhos, sapatos e cobertores que serão doados para entidades assistenciais. O rodízio de pizzas terá o custo de R$ 39 por pessoa com direito a pizzas, refrigerante, suco e água. Crianças até cinco anos acompanhadas por um adulto não pagam. De seis a 10 anos o valor cobrado será de R$ 20.
O presidente do clube, Eduardo Penteado Crósta explica que o Faixa Branca também é muito envolvido em ações assistenciais. Em eventos realizados pelo Clube acontece a arrecadação de donativos para posterior distribuição a entidades assistenciais.
“Vamos aproveitar o inverno para arrecadar agasalhos e depois doaremos a quem precisa”. A sede do Faixa Branca – Clube do Carro Antigo de Ribeirão Preto fica na rua Luciana Mara Ignácio nº 825, no Jardim Botânico, na Zona Sul da cidade.
História do clube
A história do Faixa Branca Clube do Carro Antigo de Ribeirão Preto teve início em junho de 1982. Em comemoração ao 126º aniversário de fundação de Ribeirão Preto, aconteceu a primeira exposição de carros antigos da cidade.
O evento foi no Parque Permanente de Exposições no período de 25 a 27 de junho de 1982 e reuniu cerca de 60 veículos antigos do município e da região, despertando o interesse de grande público. A exposição foi um sucesso e atraiu outros adeptos do antigomobilismo e novos encontros aconteceram com a finalidade de difundir o movimento regionalmente.
Diante do crescimento do movimento envolvendo apaixonados por motos e carros antigos a fundação do Clube aconteceu em 16 de junho de 1989 e a primeira diretoria oficial foi eleita em 16 de dezembro de 1998. O Clube Faixa Branca é credenciado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) para vistoriar e emitir o Certificado de originalidade para a aquisição da placa preta.