A Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira, 18 de junho, projeto de lei que cria o Dia Municipal da Oração. De autoria de Orlando Pesoti (PDT), Glaucia Berenice (PSDB) e João Batista (PP), a proposta oficializa evento de clamor e oração em favor da população e das autoridades da cidade, que é realizado há dois anos na véspera do aniversário de Ribeirão Preto.
Organizado e realizado pelo Conselho de Pastores de Ribeirão Preto na Esplanada do Theatro Pedro II, o ato público reúne membros das 110 denominações evangélicas existentes na cidade. Nesta terça-feira (18), cerca de 1.500 fiéis eram esperados para o culto. Por volta das 19 horas, 500 pessoas já estavam no Centro Histórico.
Segundo a justificativa do projeto, a Câmara Municipal terá o compromisso de apoiar e difundir a mencionada data de forma gratuita aos munícipes da cidade. O ato acontecerá todos os anos, na mesma data, na Esplanada do Theatro Pedro Il. Os autores do projeto explicam que o Dia Mundial da Oração já existe e que eles estão apenas transformando o dia 18 de junho num momento de intercessão pela cidade.
“A oração é um ato do interior do ser humano, onde se conversa com Deus para agradecer pelas coisas boas de sua vida, para pedir orientação sobre seus problemas e por aquilo que almejamos”, diz parte da justificativa. Segundo o pastor Ricardo Minelli, presidente do Conselho de Pastores de Ribeirão Preto, o evento realizado nesta terça-feira na Esplanada do Theatro Pedro II encerrou os 21 dias ininterruptos de orações realizadas pelas igrejas.
Cada uma ficou responsável por realizar orações durante um dia previamente agendado e com um tema específico. Entre eles estavam, por exemplo, oração pela população da cidade e pelas autoridades dos mais diferentes segmentos. O evento foi aberto pela Banda da Polícia Militar, que executou o Hino Nacional e o do município.