Tribuna Ribeirão
Política

Centrão afirma que reforma será mudada

Foto: Agência Brasil

Líderes de partidos do Centrão disseram ontem que o relator da reforma da Previ­dência, Samuel Moreira (PS­DB-SP), vai retirar do texto as mudanças na aposentadoria rural e no BPC (Benefício de Prestação Continuada), pago a idosos pobres. A criação do sistema de capitalização tam­bém seria retirada.

Segundo os líderes, o relator decidiu que estados e municípios não estarão na reforma. Uma alterna­tiva que deve ser acatada, de acordo com eles, é co­locar na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) um dispositivo que permita aos prefeitos e governado­res validarem a reforma nas suas cidades e estados com a aprovação de uma lei or­dinária, que precisa apenas de maioria simples para ser aprovada. O entendimento é que, assim, a reforma po­derá ser adotada mais facil­mente por eles.

A retirada dos estados e municípios da reforma pas­sou a ser discutida por par­lamentares que não querem se desgastar junto à opinião pública. Muitos deles miram a candidatura a prefeito nas eleições do ano que vem.

O relatório do deputado Samuel Moreira deve ser lido hoje, na comissão especial na Câmara dos Deputados.

O presidente da Câma­ra, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que as “maiores polê­micas” vão aparecer após a apresentação do relatório de Moreira. Ele estima que o plenário vote a reforma na primeira semana de julho.

Postagens relacionadas

Impasse sobre reajuste da tarifa completa 30 dias

Redação 1

Dez candidatos vão disputar a prefeitura

Redação 1

PEC que amplia isenção para igrejas avança na Câmara

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com