Tribuna Ribeirão
Política

Trabalho infantil – Fórum de erradicação será lançado em RP

A partir desta quarta-feira, 12 de junho, Ribeirão Preto passará a contar com um Fó­rum Municipal de Prevenção, Erradicação do Trabalho In­fantil e de Estímulo a Apren­dizagem. A intenção é garantir os direitos fundamentais da criança e do adolescente, com ênfase no combate ao trabalho infantil e na proteção ao ado­lescente aprendiz.

O projeto tem a partici­pação de diversas entidades da cidade e será lançado na Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira, 12 de junho, com a participação dos juízes da Infância e da Juventude e do Trabalho de Ribeirão Preto e demais integrantes do grupo presidido por Gláucia Bereni­ce (PSDB).

A ação será formada por órgãos públicos, organização não-governamentais (ONGs), entidades representativas de trabalhadores e de emprega­dores, instituições, pessoas ju­rídicas municipais, estaduais e nacionais que tenham atuação no município voltada para a garantia dos direitos da crian­ça e do adolescente.

Também poderão partici­par entidades que manifestem seu interesse em integrá-lo e cumprir suas finalidades e objetivos. Uma das principais metas da iniciativa é promover o entrosamento entre o setor público e privado como forma de efetivar as ações de combate ao trabalho infantil e de prote­ção ao adolescente aprendiz.

Além disso, as ações vi­sam fornecer subsídios para a implementação de políticas, programas, projetos e ações relacionados com a prevenção e a erradicação do trabalho in­fantil e proteção do adolescen­te aprendiz e sua família.

O fórum é projeto oficial da Câmara de Ribeirão Preto e deve também apoiar outras iniciativas estaduais e nacio­nais de prevenção e erradica­ção do trabalho infantil. Vai divulgar experiências bem-su­cedidas de erradicação do tra­balho infantil e de proteção ao adolescente aprendiz.

O trabalho infantil em Ri­beirão Preto – Dados do Ser­viço Especializado Abordagem Social (Seas), ligado a Secretaria Municipal de Assistência Social, mostram que desde 2017 houve a abordagem de 163 crianças e adolescentes na cidade. Deste total, 54 estavam em situação de trabalho infantil.

O número é pequeno por­que, segundo o Seas, estima-se que entre 1.800 a duas mil crianças e adolescentes traba­lhem para o tráfico, que é tam­bém uma situação de trabalho infantil. Eles não estão inclu­sos no levantamento porque não ficam pelas ruas e quase sempre são inacessíveis.

De acordo com o Fórum Nacional de Trabalho Infan­til, 2,4 milhões de crianças e adolescente de 5 a 17 anos trabalham no país. Deste to­tal dois milhões tem entre 14 a 17 anos. 32% trabalham em atividades agrícolas. A região Sudeste lidera com 854 mil crianças e adolescente que tra­balham.

Cava do Bosque
Acontece nesta quarta-fei­ra (12), às 15h30, na Cava do Bosque, ação da prefeitura de Ribeirão Preto pelo Dia Mun­dial do Combate ao Trabalho Infantil. Diversas atividades serão oferecidas pelas secre­tarias de Assistência Social, Esporte, Cultura, Educação e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Serviços aos alunos atendi­dos no local. Participam da ação os secretários das pastas citadas e o prefeito Duarte No­gueira Júnior (PSDB).

Postagens relacionadas

RP vai contratar 156 professores

William Teodoro

Chiarelli e Usai serão candidatos a prefeito

Redação 1

Definida empresa responsável pela construção de 441 imóveis populares em RP

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com