A música também tem seu espaço na 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. A agenda traz corais de renome, concertos, shows e saraus, além de oficinas e exposições musicais. Um dos destaques, que se apresenta praticamente em todas as edições do evento, é a Orquestra Sinfônica Metropolitana (Osmrp), que nesta quarta-feira, 12 de junho, a partir das 20h30, estará no palco do Theatro Pedro II, sob a regência do maestro Reginaldo Nascimento.
A orquestra vai interpretar obras de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893) e contará com a participação especial da soprano Yuka de Almeida Prado. Estão no repertório composições como “Bachianas Brasileiras nº 9 e nº 5”, criadas pelo fluminense Villa-Lobos, descrito como a figura criativa mais significativa do século 20 na música clássica brasileira.
Villa-Lobos acabou tornando-se o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos. Escreveu numerosas obras orquestrais, de câmara, instrumentais e vocais, totalizando mais de duas mil obras até sua morte, em 1959. Ele foi responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente musical do Modernismo no Brasil.
Obras do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky também serão interpretadas, como “Andante non troppo” e “Tempo di Valse”. Tchaikovsky foi compositor de gêneros como sinfonias, concertos, óperas, balés, música de câmara e obras para coro nas liturgias da Igreja Ortodoxa Russa. Algumas de suas produções musicais encontram-se entre as mais populares do repertório erudito. Foi o primeiro compositor russo a conquistar a fama internacional, sendo convidado a reger orquestras no Estados Unidos e Europa.
Para assistir ao concerto da Osmrp é preciso chegar com uma hora de antecedência no local e retirar senha na Central de Informações da feira do Livro , que fica na Esplanada do Theatro Pedro II. O endereço é rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, no Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente conta com 1,3 mil lugares. Telefone para mais informações: (16) 3977-8111. O espetáculo não é recomendado para menores de 12 anos devido ao horário.
Sinfônica
A Orquestra Sinfônica tem cerca de 45 músicos e é mantida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, criada em 1921 por músicos e abnegados. Oficialmente, foi fundada por Max Bartsch e fez sua primeira apresentação em 1938. Desde então, a Osmrp funciona de modo ininterrupto e vem desenvolvendo importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional.
Já se apresentou nas mais diversas salas de concerto do Brasil e, desde sua fundação, seu principal palco para a apresentação tem sido o Theatro Pedro II, no coração de Ribeirão Preto. Conta com violinos, viola, violoncelo, contrabaixo, flautas, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, trombone, trombone baixo, tuba, tímpano e percussão. O maestro titular é Reginaldo Nascimento.
Desde 29 de maio, a Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto é patrimônio cultural imaterial da cidade. Mensalmente, faz apresentações pelas séries “Concertos Internacionais”, com solistas brasileiros e estrangeiros renomados mundialmente, e “Juventude tem Concerto” que realiza gratuitamente concertos interativos (maestros e músicos conversam com o público) dirigidos a crianças e jovens. Já são mais de 1.300 concertos oficiais realizados.
Em março de 2019, anunciou seu reposicionamento e adotou o nome de Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto, estabelecendo uma conexão direta com os 34 municípios da Região Metropolitana. Possui vários projetos, entre eles o “Tocando a Vida”, “Ensaio Aberto”, “Música Solidária”, “Música nas Igrejas”, “Ciranda Sinfônica” e a série “Concertos Especiais”, além das mensais já citadas.
Agenda musical
Entre os destaques musicais da Feira do Livro, parte da programação será apresentada no palco do Pedro II, símbolo do Quarteirão Paulista de Ribeirão Preto, onde estão sendo oferecidas as principais atrações da festa literária. A agenda, que pode ser conferida na revista da programação do evento, também reúne espetáculos no Teatro Sesi e neste ano, pela primeira vez, no Centro de Eventos RibeirãoShopping, Iguatemi Shopping Ribeirão Preto e em outros pontos. Confira a programação completa no link: fundacaodolivroeleiturarp.files. wordpress.com/2019/05/19_fnlrp_revista_final.pdf.