Tribuna Ribeirão
Economia

Economia Solidária – Feira chega à sua 15ª edição neste sábado

Uma estante de troca e uma oficina de chaveiros artesanais são as novidades da 15ª edição da Feira de Economia Solidária de Ribeirão Preto, que ocorre neste sábado, 8 de junho, das nove às 18 horas, na praça San Leandro, no Jardim Paulista, na Zona Leste da cidade – no quadrilátero entre as ruas Ca­milo de Mattos, Henrique Du­mont, Itararé e Itapura.

Realizada pelo Fórum de Economia Solidária de Ribeirão Preto, a feira traz as tradicionais barracas de venda de produtos artesanais – roupas, artigos em crochê, decorativos e itens de costura criativa – e de alimen­tação, com produtos orgânicos, doces e salgados caseiros.

Participam desta edição Edna Doces e Salgados, Aca­lantho Cuidados Naturais (com cosméticos naturais), Delícias Caseiras (tortas e dedinho de tapioca), Jucelia Plantas Ornamentais (plantas e artigos decorativos), Genilda Orgânicos (frutas e verduras orgânicas), A Canecaria (cane­cas customizadas), Lilás Rou­pas Artesanais (roupas cus­tomizadas) e Desapego Casa (utensílios domésticos).

A artesã Meire Silva ministra a oficina de chaveiros a partir das onze horas, na praça. Uma roda de conversa com os integrantes do Projeto EAR – sobre levanta­mento de riscos e conflitos que envolvem a presença de animais silvestres nas áreas urbana e ru­ral – ocorre a partir das 14h30; e às 14 horas, Edna Costa realiza oficina de dança circular.

Além de colocar em prática os conceitos globais do Movi­mento de Economia Solidária, o objetivo do fórum, com a fei­ra, é estimular a população a se apropriar dos espaços urbanos para seu lazer e convivência co­munitária, além de contribuir com opções para melhoria da qualidade de vida.

Entenda o movimento
A Feira de Economia Soli­dária de Ribeirão Preto é um espaço para comercialização direta de produtos manufatu­rados pelos próprios exposito­res. Foi criada há um ano, no âmbito do Fórum Municipal de Economia Solidária, célula local do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, por sua vez, criado durante o 1º Fórum Social Mundial (2001), em Porto Alegre (RS), como base para a construção de um outro modelo de desenvolvimento socioeconômico para o Brasil.

No País, o Fórum Brasilei­ro de Economia Solidária está organizado em mais de 160 fóruns municipais, microrre­gionais e estaduais, envolvendo diretamente mais de três mil empreendimentos de econo­mia solidária, 500 entidades de assessoria, doze governos estaduais e 200 municípios pela Rede de Gestores em Eco­nomia Solidária. Em Ribeirão Preto, a lei que instituiu o fó­rum municipal foi aprovada na Câmara em janeiro de 2017 e o movimento vem se articulando e crescendo desde então.

Postagens relacionadas

Petrobras eleva em 2,5% preço médio da gasolina

Redação 1

Agrishow: vai começar a feira dos recordes  

Redação 2

Índice de preços Ceagesp cai 4,87%  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com