Uma estante de troca e uma oficina de chaveiros artesanais são as novidades da 15ª edição da Feira de Economia Solidária de Ribeirão Preto, que ocorre neste sábado, 8 de junho, das nove às 18 horas, na praça San Leandro, no Jardim Paulista, na Zona Leste da cidade – no quadrilátero entre as ruas Camilo de Mattos, Henrique Dumont, Itararé e Itapura.
Realizada pelo Fórum de Economia Solidária de Ribeirão Preto, a feira traz as tradicionais barracas de venda de produtos artesanais – roupas, artigos em crochê, decorativos e itens de costura criativa – e de alimentação, com produtos orgânicos, doces e salgados caseiros.
Participam desta edição Edna Doces e Salgados, Acalantho Cuidados Naturais (com cosméticos naturais), Delícias Caseiras (tortas e dedinho de tapioca), Jucelia Plantas Ornamentais (plantas e artigos decorativos), Genilda Orgânicos (frutas e verduras orgânicas), A Canecaria (canecas customizadas), Lilás Roupas Artesanais (roupas customizadas) e Desapego Casa (utensílios domésticos).
A artesã Meire Silva ministra a oficina de chaveiros a partir das onze horas, na praça. Uma roda de conversa com os integrantes do Projeto EAR – sobre levantamento de riscos e conflitos que envolvem a presença de animais silvestres nas áreas urbana e rural – ocorre a partir das 14h30; e às 14 horas, Edna Costa realiza oficina de dança circular.
Além de colocar em prática os conceitos globais do Movimento de Economia Solidária, o objetivo do fórum, com a feira, é estimular a população a se apropriar dos espaços urbanos para seu lazer e convivência comunitária, além de contribuir com opções para melhoria da qualidade de vida.
Entenda o movimento
A Feira de Economia Solidária de Ribeirão Preto é um espaço para comercialização direta de produtos manufaturados pelos próprios expositores. Foi criada há um ano, no âmbito do Fórum Municipal de Economia Solidária, célula local do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, por sua vez, criado durante o 1º Fórum Social Mundial (2001), em Porto Alegre (RS), como base para a construção de um outro modelo de desenvolvimento socioeconômico para o Brasil.
No País, o Fórum Brasileiro de Economia Solidária está organizado em mais de 160 fóruns municipais, microrregionais e estaduais, envolvendo diretamente mais de três mil empreendimentos de economia solidária, 500 entidades de assessoria, doze governos estaduais e 200 municípios pela Rede de Gestores em Economia Solidária. Em Ribeirão Preto, a lei que instituiu o fórum municipal foi aprovada na Câmara em janeiro de 2017 e o movimento vem se articulando e crescendo desde então.