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A importância da comunicação para quem quer empreender

Primeiro de tudo, é preciso reconhecer: empreender não é fácil. É deixar de lado a zona de conforto, o salário que cai na conta todo quinto dia útil e se arriscar. Além de reverter clientes – sem dúvida uma parte difícil de qualquer negócio, é preciso lidar com toda a burocracia. Pagar impostos. E correr o risco de, mesmo assim, quebrar a cara.

É possível, entretanto, diminuir os riscos. E aí que entra um aspecto que pode ser o pulo do gato: a comunicação. Digo isso com a experiência de quem, agora, vive o outro lado da história.

Minha história profissional está ligada, basicamente, às redações no Estado de São Paulo. Em mídia impressa, traba­lhei em Americana, Ribeirão Preto, Jundiaí e Franca, atuei como freelancer para importantes veículos nacionais e atuo, atualmente, em uma emissora local. Há dois anos, entretanto, resolvi apostar em uma área na qual eu havia atuado no início de carreira e com a qual, para ser completamente honesto, eu nunca me identifiquei muito: assessoria de imprensa.

Como repórter, pauteiro, correspondente e editor de veículos de comunicação, vi, ao longo de 15 anos de profissão, muitas pessoas e algumas empresas serem profundamente afetadas por matérias jornalísticas. Para o bem e para o mal. Mas só pude compreender o papel da comunicação para o empreendedor depois que, curiosamente, tornei-me, eu mes­mo, um empreendedor.

Se tivesse que resumir tudo o que tenho aprendido nos últimos anos como assessor de imprensa e como empre­endedor, diria que o empreendedor deve buscar em uma empresa de comunicação a mesma paixão que faz com que ele se levante, todo dia, e encare todas as dificuldades pelas quais um negócio em formação passa. Claro que a competência técnica é fundamental em qualquer área, mas o retorno só acontece se houver sintonia entre o em­preendedor e o prestador de serviço.

Com os primeiros clientes da minha agência de co­municação, comecei a perceber que, ainda que fosse um profissional competente nas minhas funções, com qualifi­cação técnica, precisava que o mercado reconhecesse essas características. E aí, veja só, que eu, empreendedor de uma empresa de comunicação, me dei conta que eu precisava comunicar. Desde então, pude acompanhar a diferença que a comunicação faz em um negócio que está nascendo. E só se comunica de verdade com paixão.

Uma das coisas mais gratificantes, nesse sentido, é ver como uma divulgação bem-feita pode alavancar a trajetória das empresas. Tanto no sentido de aumentar divulgação e fa­turamento quanto na construção de uma marca. E esse é um grande diferencial para quem quer comunicar.

Assim, saber comunicar é um diferencial, especialmen­te para micro e pequenos, que geralmente têm recursos insuficientes para a publicidade. Ter seu negócio divulga­do na imprensa, da maneira correta, vai além da publici­dade gratuita. É um aval que determinado negócio real­mente é confiável. É uma sinalização para consumidores e investidores que o produto desenvolvido é interessante. E isso realmente não é pouco.

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