O elenco do Botafogo se reapresentou nesta segunda-feira para dar início às atividades da semana em que enfrenta a Ponte Preta, na sexta-feira, às 21h20, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Será o confronto do líder do Campeonato Brasileiro da Série B, o Pantera, com 15 pontos, contra a Macaca, quarta colocada, com 11.
O time de Campinas vem de uma série de cinco jogos sem perder, com três vitórias consecutivas. O time de Roberto Cavalo está invicto fora de casa, com três vitórias.
No sábado, depois de permanecer fora da liderança por menos de 24 horas, posição que foi ocupada temporariamente pelo Bragantino, o Fogão recuperou a ponta da tabela ao vencer o Criciúma-SC, por 1 a 0, com um golaço na cobrança de falta do meia-atacante Murilo e que quebrou um jejum do clube de mais de dois anos, quando Rafael Bastos, de falta, fez o gol do Botafogo em confronto com a Ponte Preta, na derrota de virada por 2 a 1.
O Pantera chegou à sua quinta vitória em seis rodadas, e sofreu apenas uma derrota na competição, contra o Vila Nova, por 1 a 0, em pleno Santa Cruz. O time comandado por Roberto Cavalo tem a defesa menos vazada da Série B, com apenas dois gols sofridos, e já balançou a rede oito vezes, com saldo se seis gols pró.
Escalado com três atacantes – Júlio Cesar, Rafael Costa e Bruno José, Roberto Cavalo abriu mão de colocar em campo três volantes, uma de suas principais características de jogo desde que chegou a Ribeirão Preto, ainda no Campeonato Paulista. Sem poder contar com Jonata Machado, suspenso por ter recebido o terceiro amarelo, o treinador optou por uma equipe mais ofensiva.
A estratégia tática foi acertada e o que se viu foi um Tricolor que não encontrava grandes dificuldades para chegar ao gol de Paulo Gianezini, mas que voltou a pecar nas finalizações. O gol de Murilo, em cobrança de falta, além da vitória, mostrou que o elenco agora tem um jogador que pode decidir uma partida com bola parada. Há mais de um ano o Pantera não marcava um gol assim. “O gol de falta vem dos treinamentos, pois todos os dias trabalho para isso e fico feliz de ter marcado,” disse o atleta.
Se no primeiro tempo o Botafogo mostrou maior facilidade em controlar a partida, já no segundo, o Criciúma chegou várias vezes ao gol de Darley, que evitou o gol de empate em pelo menos três grandes defesas. O time catarinense ocupa a 18ª colocação, com três pontos ganhos, e está na zona de rebaixamento da divisão, junto com Guarani, Vitória-BA e América-MG.