Tribuna Ribeirão
Economia

Caixa lança programa para negociar dívidas

A Caixa Econômica Federal (CEF) lançou nesta terça-feira, 28 de maio, a campanha “Você no Azul” para renegociação de dívidas de créditos comercias para pessoas físicas e empresas. A iniciativa engloba cerca de três milhões de clientes, proporcio­nando facilidades para regula­rização de débitos com atraso superior a 360 dias com descon­tos que variam entre 40% e 90% para liquidação à vista, confor­me a situação dos contratos e o tipo de operação de crédito.

A “Você no Azul” abrange cerca de 2,6 milhões de clientes pessoa física, dos quais 92% po­derão quitar suas dívidas à vis­ta por valores inferiores a R$ 2 mil, e 320 mil pessoas jurídicas, em que 65% têm possibilidade de quitar à vista com valores inferiores a R$ 5 mil. No caso das empresas, a maior parte das dívidas é de renegociação (34,3%). Em seguida, vem ca­pital de giro (25,4%), rotativo (19,9%), parcelados (15,6%) e cartão de crédito (4,7%).

As dívidas dos clientes tota­lizam R$ 4,1 bilhões e expecta­tiva do banco é recuperar R$ 1 bilhão ao oferecer os descontos. Os valores variam de R$ 50 a R$ 5 milhões, em contratos sem garantia, com garantia insufi­ciente ou considerados de difícil recuperação. Os clientes pesso­as físicas, em sua maioria, têm renda de até R$ 1,5 mil (60%), seguidos pelos que têm renda de até R$ 3 mil (23%), até R$ 5 mil (9%) e acima de R$ 5 mil (8%).

A maior parte das dívidas é de crédito consignado (24,7%), seguido por cartão de crédito (18,1%), cartão de material de construção (15,2%), renego­ciação de dívidas (15,2%), cré­dito pessoal (13,8%), rotativo (11,7%) e microcrédito (2%). Segundo o presidente do ban­co estatal, Pedro Guimarães, a ação facilita a regularização ou liquidação das dívidas em atra­so dos clientes que estão com dificuldade de pagamento dos compromissos financeiros em condições especiais.

“Um dos nossos principais objetivos é resgatar o poder de compra e parcelamento dos clientes, adequar seus compro­missos à sua realidade finan­ceira, e possibilitar que possa tomar novo crédito no mer­cado, com a exclusão da res­trição em seu cadastro”, diz. A ação estará vigente por 90 dias em todo o território nacional. Os clientes poderão receber atendimento por meio do site específico do mutirão (www. negociardividas.caixa.gov.br), pelo telefone 0800 726 8068 opção 8, nas redes sociais da Caixa no Facebook (facebook. com/caixa), Twitter (twitter. com/caixa) e agências.

Outros canais de atendimento
Para ampliar os canais de atendimento e proporcionar mais conveniência, algumas cidades receberão os Cami­nhões Você no Azul, que são agências móveis instaladas em cinco carretas, que reali­zarão atendimento em gran­des cidades. Os clientes tam­bém poderão ser contatados por empresas de recuperação de crédito, contratadas pelo banco, além de SMS e outras formas de comunicação, que têm como objetivo divulgar as alternativas de negociação disponíveis.
Entre 15 e 17 de maio, a Caixa Econômica Federal promoveu, em Ribeirão Pre­to, um mutirão de negociação de dívidas de pessoas físicas. Durante o evento, clientes do banco estatal, com dívidas em atraso há mais de 90 dias, pu­deram regularizar os valores em aberto de contratos da área comercial, com condições es­peciais de pagamento.

Postagens relacionadas

Salário mínimo de R$ 1.302 pode ser revisado até 1º de maio, diz ministro

William Teodoro

Índice de preços Ceagesp cai 4,87%  

Redação 2

CNC: turismo perde quase 50 mil empresas em 6 meses de pandemia

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com