A Caixa Econômica Federal (CEF) lançou nesta terça-feira, 28 de maio, a campanha “Você no Azul” para renegociação de dívidas de créditos comercias para pessoas físicas e empresas. A iniciativa engloba cerca de três milhões de clientes, proporcionando facilidades para regularização de débitos com atraso superior a 360 dias com descontos que variam entre 40% e 90% para liquidação à vista, conforme a situação dos contratos e o tipo de operação de crédito.
A “Você no Azul” abrange cerca de 2,6 milhões de clientes pessoa física, dos quais 92% poderão quitar suas dívidas à vista por valores inferiores a R$ 2 mil, e 320 mil pessoas jurídicas, em que 65% têm possibilidade de quitar à vista com valores inferiores a R$ 5 mil. No caso das empresas, a maior parte das dívidas é de renegociação (34,3%). Em seguida, vem capital de giro (25,4%), rotativo (19,9%), parcelados (15,6%) e cartão de crédito (4,7%).
As dívidas dos clientes totalizam R$ 4,1 bilhões e expectativa do banco é recuperar R$ 1 bilhão ao oferecer os descontos. Os valores variam de R$ 50 a R$ 5 milhões, em contratos sem garantia, com garantia insuficiente ou considerados de difícil recuperação. Os clientes pessoas físicas, em sua maioria, têm renda de até R$ 1,5 mil (60%), seguidos pelos que têm renda de até R$ 3 mil (23%), até R$ 5 mil (9%) e acima de R$ 5 mil (8%).
A maior parte das dívidas é de crédito consignado (24,7%), seguido por cartão de crédito (18,1%), cartão de material de construção (15,2%), renegociação de dívidas (15,2%), crédito pessoal (13,8%), rotativo (11,7%) e microcrédito (2%). Segundo o presidente do banco estatal, Pedro Guimarães, a ação facilita a regularização ou liquidação das dívidas em atraso dos clientes que estão com dificuldade de pagamento dos compromissos financeiros em condições especiais.
“Um dos nossos principais objetivos é resgatar o poder de compra e parcelamento dos clientes, adequar seus compromissos à sua realidade financeira, e possibilitar que possa tomar novo crédito no mercado, com a exclusão da restrição em seu cadastro”, diz. A ação estará vigente por 90 dias em todo o território nacional. Os clientes poderão receber atendimento por meio do site específico do mutirão (www. negociardividas.caixa.gov.br), pelo telefone 0800 726 8068 opção 8, nas redes sociais da Caixa no Facebook (facebook. com/caixa), Twitter (twitter. com/caixa) e agências.
Outros canais de atendimento
Para ampliar os canais de atendimento e proporcionar mais conveniência, algumas cidades receberão os Caminhões Você no Azul, que são agências móveis instaladas em cinco carretas, que realizarão atendimento em grandes cidades. Os clientes também poderão ser contatados por empresas de recuperação de crédito, contratadas pelo banco, além de SMS e outras formas de comunicação, que têm como objetivo divulgar as alternativas de negociação disponíveis.
Entre 15 e 17 de maio, a Caixa Econômica Federal promoveu, em Ribeirão Preto, um mutirão de negociação de dívidas de pessoas físicas. Durante o evento, clientes do banco estatal, com dívidas em atraso há mais de 90 dias, puderam regularizar os valores em aberto de contratos da área comercial, com condições especiais de pagamento.