Tribuna Ribeirão
Economia

RP não deve aderir ao ‘dia sem imposto’

A pesada carga tributária brasileira motiva, pela 13ª vez, o Dia Livre de Impostos (DLI), ação realizada pela Confedera­ção Nacional de Dirigentes Lo­jistas (CNDL) e coordenada pela Câmara de Dirigentes Lojista Jovem (CDL Jovem). O objeti­vo é conscientizar a população sobre os altos impostos, além de apoiar a discussão em torno da Reforma Tributária no Brasil.

Neste ano, o DLI será reali­zado na próxima quinta-feira, 30 de maio e contará com a par­ticipação de estabelecimentos de 18 estados e do Distrito Federal.

Na página do evento na in­ternet (www.dialivredeimpos­tos.com.br) os lojistas que têm interesse em aderir à campanha podem cadastrar seus estabele­cimentos e baixar materiais de comunicação, entre eles peças gráficas e vídeos informativos.

A página também organiza informações das empresas par­ticipantes nas diferentes regiões do país para consulta dos con­sumidores. Até esta sexta-feira (24), 1.857 lojas de 120 cidades de 19 estados estavam cadastra­das, nenhuma de Ribeirão Preto, que não deve aderir à manifesta­ção, a não ser pontualmente – por iniciativa do próprio lojista –, já que nenhuma entidade do comércio local vai participar.

O site abriga, ainda, um abaixo-assinado para que qual­quer pessoa possa manifestar a insatisfação com a tributação abusiva no país. A ferramenta ficará disponível durante o ano todo e os dados de quem se ca­dastrar serão protegidos, conforme exige a legisla­ção. No DLI as empresas que aderem à campanha comercializam produtos e serviços com descontos no valor que normalmen­te é consumido por taxas de tributação.

Supermercados, dro­garias, shoppings centers, padarias, restaurantes e concessionárias de veícu­los participantes chegam a oferecer descontos de até 70%. Esses estabelecimentos pagam os tributos normalmente, mas, neste dia específico, vendem seus itens sem repassar as taxas no preço final para os clientes. De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Planeja­mento e Tributação (IBPT), o brasileiro trabalha em média 153 dias, ou cinco meses por ano, só para pagar impostos. Em artigos de higiene pessoal, por exemplo, a carga tributária é de 46%. Sobre o custo de um ele­trônico, incidem cargas de 43%. Em itens de perfumaria as taxas chegam a 70%.

Em 2019, a expectativa é que dez mil estabelecimentos e 45 shoppings participem da iniciativa, inclusive os do es­tado de São Paulo. Entre os participantes, postos de gaso­lina venderão 100 mil litros de combustível com aproximada­mente 40% de desconto, a alí­quota de impostos que compõe o valor final do produto.

“O DLI pretende conscien­tizar a população sobre a com­plexidade e o peso da carga tributária brasileira. Para se ter uma ideia, em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada impostos, e está em último lugar como país que melhor retorna o dinhei­ro para a população. Não há serviços de saúde, educação, segurança e transporte que atenda às necessidades dos ci­dadãos. Uma reforma tributá­ria é necessária e urgente”, ex­plica o coordenador nacional da CDL Jovem, Lucas Pitta.

Impostossauro
Desde a edição de 2015, o DLI conta com um símbolo nada amigável. O Impostossau­ro é o personagem utilizado na campanha para representar o impacto negativo dos impostos sobre o poder de consumo do contribuinte e o crescimento econômico do país. “Trata-se de um dinossauro ultrapassado e agressivo capaz de devorar o di­nheiro do consumidor em uma só mordida”, comenta Pitta.

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