Tribuna Ribeirão
Geral

Começam as obras de troca da rede de água

O prefeito de Ribeirão Pre­to, Duarte Nogueira, acompa­nhado do superintendente do departamento de Água e Esgo­tos de Ribeirão Preto (Daerp), Afonso Reis Duarte, acompa­nhou na manhã desta quinta-feira, 23 de maio, o início das obras de troca de 42,2 quilôme­tros de redes antigas de água e substituição de 8.671 ramais de ligação. Com um investimento de R$ 12,2 milhões, as interven­ções começaram pelo Jardim São Luiz, na Zona Sul, e irão atender também os Campos Elíseos (Norte), Jardim Macedo (Leste) e Jardim Recreio (Oeste), beneficiando 35 mil pessoas.

A previsão é que toda a in­tervenção esteja concluída até fevereiro de 2020. Na visita ao canteiro de obras também es­tavam presentes os vereadores Eliseu Rocha (PP) e Rodrigo Simões (PDT), além de secretá­rios municipais e o diretor técni­co do Daerp, Lineu Andrade de Almeida. Durante mais de uma hora o prefeito acompanhou o início dos trabalhos de perfura­ção e implantação da nova rede, pelo método não destrutivo. As antigas têm mais de 40 anos.

As obras serão realizadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana e do Saneamento, do Ministério do Desenvolvimento Regional, do governo federal, com con­trapartida do Daerp. O bairro Campos Elíseos terá a substitui­ção do maior trecho de redes, com 15.940 metros. Em seguida vem o Jardim Macedo, onde se­rão trocados 14.770 metros de tubulações. No Jardim São Luiz, serão substituídos 8.671 metros, enquanto no Jardim Recreio se­rão 2.856 metros de novas redes instaladas.

Dos 42.237 metros de redes antigas de água a serem subs­tituídos, a maior parte, 39.381 metros, será pelo método não destrutivo. O método permite a instalação da rede sem a ne­cessidade de abrir as ruas para a instalação, causando menor im­pacto para a população. Apenas 2.856 metros serão implantados pelo método tradicional. Tam­bém será feita a substituição dos ramais de todos os imóveis lo­calizados nas ruas onde haverá substituição de rede.

“São investimentos impor­tantes para garantir a qualidade do abastecimento de água em Ribeirão Preto, para o longo prazo, deixando para as gera­ções futuras uma estrutura de abastecimento estável, bem constituída e uma garantia de que não haja desabastecimento no futuro”, destaca o prefeito. Nogueira lembra, ainda, que a implantação destas novas redes faz parte de uma série de inves­timentos que estão sendo reali­zados pelo Daerp.

“Estamos trocando e subs­tituindo a frota e equipamentos e concluiremos, nos próximos meses, a implantação de 97 qui­lômetros de interceptores de es­gotos, um investimento de mais de R$ 137 milhões, garantindo a universalização do saneamento. São poucas as cidades do país que conseguem atingir esta uni­versalização”, explica.

Para o superintendente do Daerp, Afonso Reis Duarte, o trabalho de substituição das re­des antigas é fundamental para a redução dos vazamentos e faz parte do Programa de Redução de Perdas e Eficiência Energéti­ca, desenvolvido pelo Daerp. “A atual administração tem como prioridade a redução dos vaza­mentos e a substituição das re­des antigas é muito importante neste trabalho”, destacou.

Postagens relacionadas

Larga Brasa

Redação 1

PUBLICIDADE: AgroTribuna

Redação 1

Região de RP tem mais de 600 casos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com