Tribuna Ribeirão
Geral

Vereador quer adesivo em ônibus contra rabeira

Projeto obriga veículos do transporte coletivo a ter adesivo no para-choque alertando que pegar rabeira em ônibus é crime

Um projeto de lei de Alessandro Maraca (MDB) quer obrigar os 356 ônibus do transporte coletivo de Ribeirão Preto – que cumprem 119 linhas por toda a cidade – a afixarem nos para-choques traseiros um adesivo com a frase “Pegar rabeira em ônibus é crime e gera perigo de morte”. O objetivo, segundo o vereador, é coibir, prevenir acidentes e conscientizar os ciclistas e motociclistas do perigo que representa a infração.

O adesivo deverá ser confeccionado de modo a permitir fácil visualização de dia e à noite para ciclistas e motociclistas que arriscam a vida no trânsito, segurando-se nos ônibus de transporte coletivo. O projeto está na pauta de votação desta terça-feira, 14 de maio, mas depende de parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Na justificativa, o parlamentar argumenta ainda que a medida tem o objetivo de evitar a prática de pegar rabeira por parte de ciclistas, principalmente, e também motociclistas que arriscam a vida no trânsito, segurando-se nos ônibus de transporte coletivo, valendo-se da velocidade dos veículos para trafegar sem esforço ou sem gastar combustível.

“Estas manobras são perigosas, pois eles seguram com apenas uma das mãos nos ônibus, sendo que a outra controla precariamente a moto ou a bicicleta. Qualquer movimento brusco do veículo que faz o ‘reboque’ põe fatalmente em risco a vida de quem está sendo rebocado e outros veículos que estão na via pública”, diz o texto.

Acidente fatal – Em 18 de outubro do ano passado, Ribeirão Preto registrou a terceira morte em cinco anos por causa da chamada “rabeira” – quando crianças, adolescentes e até adultos de bicicleta ou moto pegam “carona” em ônibus e caminhões. Ronald Gabriel da Silva Barros, de 12 anos, morreu ao ser atropelado por um ônibus do transporte coletivo urbano.

Segundo a Polícia Militar, o garoto subia a rua Vereador Antônio Nogueira de Oliveira, vindo da avenida Monteiro Lobato, no mesmo sentido do ônibus, e foi atingido quando o veículo fez a curva para acessar a rua Comandante Armando Marim. A iluminação precária no local teria dificultado a visão do motorista. Também chovia na região do Parque Ribeirão Preto.

O comissário do Juizado de Menores de Ribeirão Preto, Marcos Gomes, diz que a única maneira de evitar acidente deste tipo é com fiscalização constante. Ele disse à época que já promoveu várias blitze com o apoio da Polícia Militar e da Empresa de trânsito e Transporte Urbano (Transerp), principalmente na região da avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, mas entende que essa prática deveria ser de rotina.

Postagens relacionadas

RP monitora 32 casos suspeitos de coronavírus

Redação 4

Orquídeas são atração em RP

William Teodoro

Mulher ganha 14,7% a menos no estado

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com