A Caixa Econômica Federal realizará na próxima semana, entre quarta (15) e sexta-feira, 17 de maio, em Ribeirão Preto, um mutirão de negociação de dívidas de pessoas físicas. Durante o evento, clientes do banco estatal, com dívidas em atraso há mais de 90 dias, poderão regularizar os valores em aberto de contratos da área comercial, com condições especiais de pagamento.
As alternativas ofertadas aos clientes em atraso dependem da situação do contrato e tipo de operação de crédito, tais como renovação dos contratos para aumento de prazo, unificação de diferentes tipos de dívida, pausa no pagamento de prestação e, ainda, descontos para pagamento à vista.
Para contratos habitacionais, existem ainda outras soluções, como a possibilidade de incorporação do saldo devedor em atraso, pausa no pagamento das prestações e utilização do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS) para redução das prestações, que variam de acordo com as regras do Fundo e situação dos contratos.
Para o superintendente regional da caixa Econômica Federal, Henrique Holtz Júnior, “a ação visa facilitar a regularização de dívidas de pessoas físicas que estejam em atraso e desta forma possam sair dos cadastros restritivos e voltar a ter crédito na praça”. O atendimento será das nove às 18 horas, na sede administrativa do banco.
A agência fica na avenida Braz Olaia Acosta nº 1.975, Jardim Nova Aliança, na Zona Sul de Ribeirão Preto. Os clientes podem agendar previamente o horário de atendimento pelo telefone (16) 3602-9115. Nas demais localidades, os interessados podem procurar uma agência no horário habitual de funcionamento.
A Caixa Econômica Federal disponibiliza aos clientes soluções personalizadas de renegociação de dívidas, com atendimento ágil, em um horário diferenciado. Além disso, os interessados em renegociar seus contratos em atraso têm à disposição o site www.negociardividas.caixa.gov.br, o perfil @ CAIXA nas rdes sociais (Facebook e Twitter), o telefone 0800 726 8068 (opção 8) e as agências bancárias, que também prestarão atendimento aos clientes.
O número de inadimplentes em Ribeirão Preto subiu 8,9% em março deste ano na comparação com o mesmo período de 2018, de 241.517 para 263.025, com 21.508 devedores a mais. Significa que 37,8% da população, estimada em 694.534, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem alguma conta em atraso, segundo a Serasa Experian.