Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

O novo chefe da Polícia Federal

A Delegacia Regional da Polícia Federal de Ribeirão Preto tem novo “xerife”. Nesta sexta-feira, 10 de maio, tomou posse no cargo o delegado Fer­nando Augusto Battaus, que será responsável pela metró­pole e outras 61 cidades que compõem a região noroeste do Estado de São Paulo. Assume o comando no lugar de Edson Geraldo de Souza, transferido para comandar a unidade de Campinas, onde a jurisdição da PF abrange 60 municípios e também o Aeroporto Interna­cional de Viracopos.

Battaus, de 44 anos, é na­tural de Olímpia, na região de São José do Rio Preto. Gradu­ado em Direito, entrou para a corporação em 2003, vindo para Ribeirão Preto em 2005 onde permaneceu até 2014. Em seu discurso de posse, afirmou que é um prazer re­tornar à cidade e que conti­nuará trabalhando para que a Polícia Federal alcance mais êxito do que tem conseguido no combate ao crime e à cor­rupção na cidade.

Ela estava na chefia da PF em Araraquara. É casado e pai de dois filhos. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), ingressou nos quadros do Departamento de Polícia Federal no ano de 2003, ten­do trabalhado nas delegacias de Dourados (MS), Ribeirão Preto e Marília. Edson Ge­raldo de Souza, que ocupa­va a chefia local desde 2016, participou da cerimônia de transmissão de cargo.

Quem também esteve na Acirp para acompanhar a posse Battaus foi o superin­tendente regional da PF em São Paulo, o número 1 da corporação no estado, Lin­dinalvo Alexandrino de Al­meida Filho, que neste ano substituiu Disney Rosseti – foi nomeado novo diretor -executivo (Direx), segundo posto na hierarquia da dire­ção-geral da PF, em Brasília.

Assim como Battaus e Souza, Almeida Filho tam­bém fez carreira em Ribeirão Preto – tomou posse como delegado em 1999 e passou a conduzir operações e inves­tigações no interior paulista. Em 2009, assumiu a chefia da Delegacia de Ribeirão Preto, onde permaneceu até que Disney Rosseti o chamasse para um novo desafio.

Em 2016, assumiu o cargo de delegado regional executi­vo, segundo lugar na hierar­quia da corporação, a convite de Disney Rosseti, até chegar ao topo na hierarquia da cor­poração, em março deste ano. O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) também pres­tigiou a posse de Fernando Augusto Battaus na manhã de ontem.

Almeida Filho agradeceu ao delegado Edson Geraldo de Souza pelo brilhante trabalho à frente da PF em Ribeirão Pre­to e desejou sucesso ao novo chefe regional. Souza lembrou a excelência do trabalho da delegacia local, o prestígio e o reconhecimento dos profissio­nais em todo o país. O modelo de eficiência da corporação no interior paulista ganhou fama e ficou conhecido como a “Re­pública de Ribeirão Preto”.

“Em 2008, elaboramos um documento, chamado de mar­co zero, e nele estabelecemos tudo de necessário para que a Polícia Federal evoluísse. Não havia nenhum estudo na PF deste tipo em lugar algum do país e fomos os primeiros a lançar e participar disso”, res­saltou o ex-chefe da PF, em Ribeirão Preto. De acordo com ele, o resultado foi um planeja­mento anual onde ficou esta­belecido como a Polícia Fede­ral atenderia a cidade.

“Nós formamos uma equi­pe tão fechada, sob o comando do doutor Lindinalvo Alexan­drino de Almeida Filho, que conseguimos tornar Ribeirão Preto uma referência nacional. Essa é uma grata satisfação que nós temos, eu tenho certeza que não preciso dizer as opera­ções que nós fizemos aqui nes­ta forma de evolução, e encon­tramos muitos parceiros em todas as esferas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judi­ciário, bem como na sociedade civil organizada, para alcançar os objetivos”, disse Edson Ge­raldo de Souza.

Para o novo chefe da Dele­gacia da PF em Ribeirão Preto, Fernando Augusto Battaus, no rol das atribuições da corpora­ção estão o combate ao tráfico de drogas, crime de descami­nho, desvio de recursos pú­blicos, abuso sexual e infantil. “Todavia, um crime em par­ticular preocupa a sociedade brasileira e, sem dúvida, causa primeira e fundamento secular do atraso econômico e social de nosso país, que é a corrup­ção. A repressão a esse mal deve ser permanente. A PF, com a mais absoluta certeza, não irá se apequenar frente a esta situação”, garante.

Segundo o prefeito Duarte Nogueira, “a Polícia Federal em Ribeirão Preto, há um bom tempo, seja do ponto de vista regional ou local, já deu sinais concretos desta nova era e des­te momento de mudanças pelo qual o país está passando”. “O momento exige três qualidades do cidadão brasileiros em to­dos os lugares onde ele estiver. Primeiro, vida prática experi­mentada no trabalho. Segun­do, currículo em permanen­te processo de aprendizado, sintonizado com esse mundo tecnologicamente aprimorado. Em terceiro, cidadão de vida ilibada”, completou.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Thiago Ventura – Só Agradece

Redação 1

Viaduto custará mais R$ 14,5 mi

William Teodoro

PUBLICIDADE: Doar sangue é um ato nobre

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com