Finotti era professor e ambientalista; articulista do Tribuna há mais de 10 anos
Morreu na manhã desta sexta-feira, 10 de maio, em Ribeirão Preto, o ambientalista, jornalista e professor aposentado Paulo Finotti, aos 78 anos. Ele estava internado havia 40 dias depois de ser submetido a uma cirurgia para a extração de um tumor no intestino. Devido a um enfarte, o quadro de saúde piorou e ele contraiu uma pneumonia que evoluiu para infecção generalizada.
Finotti era articulista do Jornal Tribuna havia mais de dez anos. Mantinha uma coluna semanal que era publicada aos sábados. Inteligente e culto como poucos, seus textos eram cheios de ironia e sarcasmo, sempre com muita crítica às mazelas do poder público e em defesa do meio ambiente.
Era químico industrial na modalidade engenharia química, especialista em termodinâmica química e engenharia nuclear, professor universitário aposentado, presidente da Sociedade de Defesa Regional do Meio Ambiente (Soderma), vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo por oito anos, ex-conselheiro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e integrante da Comissão Técnica de Meio Ambiente do Conselho Regional de Química.
Amante da aviação, também colecionava canetas e tinha a fotografia como hobby. Cansou de enviar imagens históricas ao Tribuna. Colaborava com o jornal sempre que podia, era apaixonado por jornalismo e sempre era convidado pelas emissoras de TV da região – como Clube e EPTV – para falar sobre meio ambiente. Casado com dona Maria Rosa, deixa três filhos – Maurício, Márcio e Marcelo – e netos.
Ultimamente, tinha dois compromissos quase que inadiáveis: à tarde, sentava-se à mesa no Bar do Jacaré, no Jardim Irajá, onde morou durante anos – chamava o local de “Senado” – para escrever as crônicas que eram publicadas no Tribuna. Nas manhãs de domingo, frequentava o chorinho no Mercadão da Cidade, também na Zona Sul.
O sepultamento será às 16 horas desta sexta-feira no Cemitério da Saudade, nos Campos Elíseos. O corpo será velado na rua Flávio Uchoa nº 836, sala 6, mas não há horário previsto. “Uma grande perda, um grande amigo, trabalhamos juntos em muitas questões relacionadas ao meio ambiente”, diz Carlos Eduardo Alencastre, diretor regional do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) de São Paulo e ex-presidente da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (Aeaarp).
Todos os funcionários do Jornal Tribuna lamentam a morte deste grande amigo e estão solidários com a dor da família. Vai fazer uma falta enorme.
Prefeitura emite ‘Nota de Pesar’
O prefeito Duarte Nogueira se solidariza com a família e amigos do ambientalista, jornalista e professor aposentado Paulo Finotti, falecido na manhã desta sexta-feira, 10 de maio, em Ribeirão Preto. Cidadão de primeira grandeza, Finotti contribuiu de modo ímpar, inteligente e lúcido para o debate e avanços em temas extremamente caros ao município e à região.
“Perdemos também um grande amigo, uma pessoa admirável. Há alguns meses combinamos de marcar um bacalhau no Mercado Cidade, local que ele tanto gostava e onde nos encontramos algumas vezes. Acabou não dando tempo”, lembra o prefeito.
Químico industrial na modalidade engenharia química, especialista em termodinâmica química e engenharia nuclear, Finotti foi presidente da Sociedade de Defesa Regional do Meio Ambiente (Soderma), vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo por oito anos, conselheiro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e integrante da Comissão Técnica de Meio Ambiente do Conselho Regional de Química.