O Botafogo venceu, na noite desta quinta-feira (9), o São Bento, por 1 a 0, no estádio Walter Ribeiro e conquistou seu terceiro triunfo consecutivo nas três rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro da Série B. Com nove pontos ganhos e 100% de aproveitamento, o time dirigido por Roberto Cavalo se manteve na primeira colocação da competição. O gol foi marcado aos 33 minutos da etapa final pelo atacante Henan, que disputou pelo São Bento o Campeonato Paulista deste ano, fazendo prevalecer a ‘lei do ex.’
O gol da vitória saiu em uma jogada de contra-ataque, quando o São Bento dominava a partida e havia perdido duas oportunidades seguidas de inaugurar o marcador, uma aos 27 minutos, com Paulinho, que bateu forte contra a meta botafoguense. Três minutos depois, Raphael Martinho, aproveitando rebote do goleiro Darley em chute de Paulinho, desperdiçou outra chance.
Antes, aos 22 minutos, o Botafogo também deixou de marcar, quando o zagueiro estreante, Luiz Otávio, livre de marcação após a cobrança de escanteio que a zaga do São Bento rebateu mal, cabeceou para fora.
Se o primeiro tempo foi marcado pela falta de inspiração das duas equipes, com apenas duas chances de gols, uma para cada equipe, no segundo tempo foi diferente. Apesar de não ser um jogo bonito de ser visto, tanto o São Bento quanto o Botafogo se empenharam em busca da vitória. Com a derrota, o time de Sorocaba, que ainda não venceu na Série B e que vem de rebaixamento no Paulistão, agora encabeça a zona de rebaixamento do Brasileiro.
‘Lei do ex’
O autor do gol da vitória do Bota, Henan, fez parte do elenco do São Bento no Campeonato Paulista, atuou em oito oportunidades, mas atuava pela lateral do ataque, fora de sua posição de preferência, pelo miolo. O jogador reclamava que havia sido mal aproveitado e demonstrava certa mágoa com a situação vivida em Sorocaba. “Precisamos manter os pés no chão, primeiro é chegar aos 45 pontos e depois pensar em algo a mais,” disse o atacante, que elogiou o clube por haver montado um elenco forte.
Em sua entrevista coletiva, na quarta-feira (8), o técnico Roberto Cavalo havia previsto que Henan poderia fazer a diferença na partida contra o seu ex-clube, fato que ocorreu. Ele estava na reserva e entrou em campo aos 21 minutos da etapa final, lugar do artilheiro Rafael Costa, que tem dois gols marcados em três jogos.
Além dele, Roberto Cavalo também sacou da equipe outro atacante, Erick Luís, para a entrada de Bruno José. No primeiro tempo, Erick Luís, após boa jogada individual pela esquerda, perdeu gol feito ao bater com força por cima do travessão do goleiro Henal.
Para Roberto Cavalo, a equipe soube se comportar em campo, foi ameaçada, mas reagiu no momento em que era mais pressionada. “Tivemos várias oportunidades para marcar, mas acabando desperdiçando as chances criadas,” disse o técnico. “Mas os jogadores estão de parabéns pelo resultado,” elogiou.
Com o resultado de ontem, o Botafogo chegou à sua segunda vitória fora de casa. A primeira, também por 1 a 0, ocorreu contra o América -MG, na Arena Independência, com gol assinalado pelo médio-volante Marlon Freitas. Na abertura do campeonato, contra o Vitória-BA, em Santa Cruz, o Fogão venceu por 3 a 1.
O Botafogo volta a campo no dia 19, sábado, às 19 horas, contra o Vila Nova-GO, no estádio Santa Cruz.