O Centro Cultural Campos Elíseos, na rua Capitão Salomão s/nº, na Zona Norte de Ribeirão Preto – equipamento da Secretaria Municipal da Cultura –, recebe a partir desta sexta-feira, 10 de maio, a exposição “Natureza Viva”, do artista Almeida Júnior. A mostra ficará em cartaz no local 30 dias, até 10 de junho e a entrada é franca.
Almeida Júnior não tem formação na área artística, mas desde a infância sempre gostou de trabalhar com madeira e fazia seus brinquedos com este material. Aos 15 anos, aprendeu o ofício da marcenaria e foi desenvolvendo o conhecimento sobre os diferentes tipos de madeira. Ele utiliza como matéria-prima a madeira de lei de móveis antigos descartados, que são verdadeiras obras de arte.
Almeida Júnior faz um esboço (desenho), desmembra-o em pedaços e, depois, corta pedaço por pedaço da madeira e sobrepõe em cima do esboço, montando-o como se fosse um quebra-cabeça. As peças em madeira são coladas no quadro, resultando numa obra de arte.
“Natureza Viva” é sua primeira exposição artística. Com relação ao tema, Almeida esclarece: “A natureza sempre me atraiu. Então eu tive essa ideia de fazer a natureza viva e montar essa mostra com [figuras] de animais”. As peças em madeira são coladas no quadro, resultando numa obra de arte.