O Museu e Casa de Cultura Doutor Paulo Portugal, em Jardinópolis, a Pinacoteca Municipal, recebe a partir desta terça-feira, 7 de maio, a exposição “Ser Naïf”. A mostra contará com 24 obras representativas de dois expoentes deste tipo de pintura da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP): Con Silva, de Batatais, e Blanco Castro, de Jaboticabal. Ficará em cartaz até dia 31.
Com curadoria de Thaís Creolezio, produção-executiva de Rodrigo Touso e coordenação geral de Larissa Rizzatti, a exposição é fruto do edital de chamada pública para exposições itinerantes da Acam Portinari com o Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP) – instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
O sincretismo religioso afro e católico, as manifestações tradicionais católicas e narrativas bucólicas e urbanas são os temas principais presentes nas obras de ambos os artistas. “Considerada a arte da espontaneidade, da criatividade intuitiva, da imaginação autêntica e do artista mais preocupado em ser do que fazer, a arte Naïf tem a capacidade de nos colocar em contato com estéticas não consagradas, mas profundamente capazes de nos conectar às emoções e sentimentos mais primordiais”, informa o texto curatorial.
Ao longo das últimas décadas, a arte naïf alcançou expressiva presença em salões e bienais internacionais no Brasil e no exterior. Apesar da conquista desta visibilidade nestes circuitos culturais específicos, ainda se trata de uma expressão artística objeto de estudos para se entender o lugar que ocupa na produção cultural contemporânea.
A mostra já passou por Franca e Batatais, e depois de Jardinópolis, vai percorrer as cidades de Cravinhos, São Simão, Dumont, Jaboticabal e Pontal – formando um corredor de itinerância de aproximadamente 350 quilômetros. Oficinas de arte com Con Silva também fazem parte do circuito.