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Projeto libera Área Azul para os idosos

O vereador Rodrigo Simões (PR) protocolou, na Câmara de Ribeirão Preto, projeto que propõe a gratuidade para ido­sos nas vagas de Área Azul da cidade. Segundo a proposta, a isenção será válida para ve­ículos devidamente sinaliza­dos com o cartão de autoriza­ção emitido pela Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) e que estejam esta­cionados nos locais reservados para este tipo de público.

Ribeirão Preto possui 1.829 vagas de Área Azul, das quais 5%, ou seja, 92 são destinadas a idosos. “Nossa intenção é garan­tir aos idosos o mesmo direito à gratuidade que possuem os portadores de deficiência”, afir­ma o parlamentar. Atualmente, 2% das vagas são destinados aos portadores de deficiência, o que representa 36 locais. O projeto de lei segue agora para análise das comissões da Câmara de Vereadores, como a de Cons­tituição de Justiça e Redação (CCJ), seguindo depois, caso receba parecer favorável, para votação em plenário.

Locais com área azul
Das 1.829 vagas de Área Azul em Ribeirão Preto, 99 es­tão no entorno do Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes (Jardim Jóquei Clube) e 1.730 distribuídas entre a região central, avenida da Saudade e na avenida Dom Pedro I. São 1.462 no Centro, 165 nos Campos Elíseos e 202 no bair­ro Ipiranga, na zona Norte. Atualmente o cartão amarelo, válido por uma hora, custa R$ 1,50, e o verde, que libera a vaga por 120 minutos, é vendi­do por R$ 3, mas o tempo má­ximo de permanência é de três horas – R$ 4,50 no total.

O motorista infrator que não respeitar as regras será autuado com base no Código de Trânsito Brasileiro, paga­rá multa de R$ 195,23 e vai perder cinco pontos na Car­teira Nacional de Habilitação (CNH) – infração grave. As motocicletas são dispensadas do pagamento da tarifa desde que sejam estacionadas nos locais estabelecidos por sina­lização própria, desta forma, ficando proibidas de estacio­narem entre os veículos.

A Área Azul é cobrada de segunda a sexta-feira, das nove às 18 horas, e no sábado, das nove às 13 horas. O horário é diferenciado no Aeroporto Leite Lopes, onde a cobrança acontece das sete às 21 horas, de segunda-feira a sábado. Nos demais dias e horários o esta­cionamento é livre. O sistema de estacionamento rotativo foi criado em 1985 pelo então prefeito João Gilberto Sampaio (na época no PMDB).

O sistema de estaciona­mento rotativo conhecido por Área Azul voltou em maio de 2017, quase um ano depois de ser suspenso pela juíza Lucile­ne Aparecida Canella de Melo, da 2ª Vara da Fazenda Pública, em junho de 2016, por causa de uma falha da administração Dárcy Vera (PSD) – a prefeitura, ao tentar reajustar o valor do ta­lão de R$ 1 para R$ 3, revogou a própria lei que regulamentava o estacionamento rotativo.

A Transerp estuda, desde o ano passado, a possibilidade de ampliar o sistema de esta­cionamento rotativo para a região da avenida Nove Julho, que atravessa vários bairros da cidade – Centro, Higienópolis, Jardim Sumaré e Vila Seixas, por exemplo. Muita gente re­clama que leva até 20 minutos para encontrar um local para estacionar na via. Seriam cerca de 600 novas vagas, levando o total da cidade para 2.434.

O estudo abrange várias ruas adjacentes, onde há muitas clíni­cas e hospitais. Em nota enviada ao Tribuna em meados de 2017, a Transerp informou que “atu­almente, realiza levantamentos técnicos e estudos na referida avenida visando implementar o estacionamento rotativo no lo­cal. Os estudos se encontram em andamento”, diz.

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