Tribuna Ribeirão
Política

Heleno vê Guaidó ‘fraco militarmente’

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O general Augusto Hele­no, chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) disse na tarde desta terça-feira ‘ter a sensação’ de que o lado de Juan Guaidó, autodeclarado presi­dente interino da Venezuela, é “fraco militarmente”, em refe­rência ao intento do líder oposi­cionista de derrubar o regime de Nicolás Maduro. Os dois lados afirmam ter apoio das forças ar­madas venezuelanas.

Heleno disse que o Brasil tem um adido militar e agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) na Venezuela. “Nós sabemos informações por agen­tes oficiais do Brasil lá”, afirmou.

De acordo com o ministro, há demonstrações claras de que a cúpula militar é favorá­vel à permanência de Madu­ro. Ele mencionou as cenas de violência na capital Caracas, onde blindados passaram por cima de pessoas que protesta­vam nas ruas contra o ditador. Ele descreveu a violência pra­ticada contra os manifestantes como “covardia”.

Ele assegurou que o presi­dente brasileiro continuará en­corajando Guaidó, mas adota­rá “postura bastante prudente e cuidadosa”. “Eles sabem que não vamos intervir militar­mente”, afirmou.

O entendimento do minis­tro, segundo o próprio, é que Guaidó buscou se valer de uma “autopropaganda” para au­mentar o apoio da população e, dessa forma, impulsionar a adesão entre os militares. Na visão dele, trata-se de uma ação “perfeitamente válida” do pon­to de vista estratégico.

Apoio a Guaidó
Mais cedo, o porta-voz do Palácio do Planalto, general Otávio do Rêgo Barros, afir­mou que o governo brasileiro encoraja outros países “identi­ficados com os ideais de liber­dade” a apoiarem Guaidó.

“O Brasil acompanha com grande atenção a situação na Venezuela e reafirma o irrestri­to apoio ao seu povo que luta bravamente por democracia”, afirmou Rêgo Barros.

Postagens relacionadas

Alessandro Hirata é o secretário municipal de Justiça de Ribeirão

Redação 1

Atos pró-democracia marcam um ano de ações de vândalos de 8 de janeiro

Redação 2

Líderes do PSL querem Junqueira para prefeito

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com