Tribuna Ribeirão
Geral

Voluntários embarcam para ação em Poções

Em 2019, o mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão acontece nos dois pró­ximos domingos, 28 de abril a 5 de maio. A cidade que irá sediar o evento neste ano é Poções, na Bahia, com po­pulação estimada em 46.862 habitantes, segundo a revisão anual de agosto de 2018 do Instituto Brasileiro de Geo­grafia e Estatística (IBGE). O Índice de Desenvolvi­mento Humano Municipal (IDHGM) é de 0,604 – o de Ribeirão Preto é de 0,800 em uma escala que vai até 1.

O embarque será às sete horas deste sábado (27), no Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) – quem for participar deve chegar às seis horas. O evento irá beneficiar moradores de – pelo menos – outras nove cidades da região: Mirante, Bom Jesus da Serra, Caeta­nos, Manoel Vitorino, Boa Nova, Planalto, Nova Canaã, Iguaí e Ibicui. Destes muni­cípios menores, três delas já registraram índices alarman­tes de população vivendo em situação de miséria – Cae­tanos, Bom Jesus da Serra e Mirante, que, em 2008, já foi destaque na imprensa por re­gistrar o menor Produto In­terno Bruto (PIB) do Brasil.

Por causa da grande estru­tura necessária para a realiza­ção do evento, todos os pon­tos de atendimentos estarão centralizados em Poções. No entanto, para as demais cida­des, que são menores e com ainda mais pessoas na fila de espera dos serviços de saúde, serão oferecidos meios de locomoção para levar essas pessoas aos pontos de aten­dimentos. O presidente da Organização Voluntários do Sertão, Doreedson Pereira, o “Dorinho”, explica como será ação para estes municípios.

“Já é tradição que os muti­rões ofereçam atendimentos para os municípios vizinhos, mas este ano será diferen­te, pois a cidade de Poções – cordialmente – aceitou re­ceber nossa estrutura justa­mente pela impossibilidade de que fôssemos instalados em algum dos municípios menores e que mais precisam da nossa atuação. Mas para podermos atuar conforme as necessidades das cidades menores, iremos organizar de forma que a população te­nha acesso aos atendimentos que podemos oferecer”.

Este ano, mais de 1.300 profissionais se inscreveram para atuarem como volun­tários na ação. Destes, fo­ram selecionados cerca de 250 profissionais para tra­balharem diretamente em suas áreas de formação e atuação de rotina. “A região de montanhas e caatinga registra índices até mesmo de famílias vivendo em situ­ação de miséria extrema. E são regiões assim que mais precisam da atuação dos nossos voluntários e parcei­ros, com toda a estrutura de qualidade em atendimentos, procedimentos e exames”, comenta Marta Meire Perei­ra, Gestora da Organização Voluntários do Sertão.

Dorinho explica que o objetivo desse mutirão so­cial é oferecer atendimentos e serviços completamente gratuitos para a população atendida. “Completando 19 anos de história, já consegui­mos oferecer atendimentos para as principais vertentes de saúde. Desde consultas médicas, odontológicas, exa­mes, cirurgias de média e pequena complexidade, en­trega de medicamentos, ofe­recimento de óculos de grau, orientações, enfim, estrutura completa. O Voluntários do Sertão oferece tudo isso alia­do a muito amor, carinho e respeito a essas pessoas”.

A edição de 2018 do mu­tirão aconteceu de 28 de abril a 6 de maio, no município de Santaluz, Bahia. Somente nesta etapa foram realizados mais de 45 mil atendimentos e procedimentos. O mutirão começou no ano 2000. De lá pra cá, mais de três mil pro­fissionais já fizeram parte da ação. Juntos, conquistaram a marca de mais de 350 mil atendimentos e procedi­mentos médicos, odontoló­gicos e sociais.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: OAUTOFALANTE – Comédia com Pedro Cardoso

Redação 1

TSE libera uso de Pix para campanha em 2022

Redação 1

PUBLICIDADE: Colégio Anchieta

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com