Tribuna Ribeirão
Geral

Fachin pede informações a Moraes sobre censura

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pedir informa­ções ao ministro Alexandre de Moraes sobre o inquérito aberto para apurar ameaças e a disse­minação de notícias falsas con­tra a Corte e seus integrantes – e que levou à censura de notícias jornalísticas publicadas na re­vista digital Crusoé e no site O Antagonista.

A decisão de Fachin foi feita na análise de um pedido da edi­tora que mantém a revista e o site para suspender liminarmen­te a censura e os depoimentos de jornalistas dos veículos.

“Preliminarmente à análise do pedido, é indispensável que se colham informações prévias da autoridade reclamada. As­sim, ouça-se o Ministro Relator do Inquérito n.º 4.781, remeten­do-se cópia da petição inicial. Com as informações, voltem-me conclusos”, decidiu Fachin.

Segundo os advogados da editora dos veículos jornalísti­cos, há “nítida demonstração do caráter censório” das decisões, que “impedem o direito público de acesso à informação, acarre­tando em prejuízo à sociedade como um todo”.

Na segunda-feira, 15, o mi­nistro Alexandre de Moraes determinou a retirada do ar de reportagem que cita e-mails da Odebrecht que mencionam o presidente do Supremo, Dias Toffoli. No mesmo dia, o minis­tro ainda mandou multar o veí­culo em R$ 100 mil alegando o descumprimento da decisão.

Postagens relacionadas

Prodesp: Poupatempo amplia serviços digitais

Redação 1

Policiais e GCMs recebem vacina

Redação 1

Acidente mata Edvaldo Costa, vice-prefeito de Cristais Paulista

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com