O empresário Rodrigo Junqueira assumiu na última terça-feira, 16 de abril, a presidência da Comissão Provisória do Partido Social Liberal (PSL) de Ribeirão Preto, o mesmo de Jair Bolsonaro. A escolha dos novos comandantes da legenda ocorreu depois que todos os membros do Diretório Municipal encaminharam ofício à Executiva estadual pedindo a desfiliação, em 26 de fevereiro.
Na época, alegaram quebra de confiança entre a diretoria estadual e a municipal por causa da dificuldade de obter respostas às demandas da legenda na cidade. Em entrevista ao Tribuna, Junqueira diz que colocou seu nome à disposição para disputar a prefeitura nas próximas eleições e que seu objetivo é reestruturar o partido e formar uma chapa competitiva para conquistar cadeiras na Câmara de Vereadores.
“Alem de fortalecermos o PSL em Ribeirão Preto, vamos trabalhar para que se consolide como município de primeiro mundo. Nossa cidade precisa de empregos de alto valor agregado e vamos incentivar a instalação de Indústrias”, afirma. A eleição do novo Diretório Municipal deverá ocorrer em outubro. Candidato a deputado federal nas eleições do ano passado, Rodrigo Junqueira obteve 14 mil votos, mas não se elegeu.
Nascido e criado em Ribeirão Preto, ele é engenheiro mecânico de formação, empresário e morou quatro anos na Alemanha. Levantamento feito no final do ano passado pelo próprio partido revelou que o número de filiados no município é de 700 pessoas. Entretanto, não está entre os cinco preferidos pelos eleitores da cidade.
Pesquisa feita pelo Tribuna junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que, até o segundo semestre de 2018, a legenda com mais filiados na cidade era o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 7.200 mil, seguido pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com 5.300 mil, e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com 3.400. O Democratas (DEM) vem logo depois com 3.285 membros e o Partido Social Democrático (PSD) tem 1.760 membros.
Das 338.104 pessoas que foram às mais de 1.300 seções eleitorais de Ribeirão Preto em 28 de outubro do ano passado, segundo turno das eleições, 215.117 escolheram Jair Bolsonaro (PSL) para presidente do Brasil. Dos 297.645 votos válidos para a Presidência da República, o capitão reformado do Exército obteve na cidade 72,27%. Ele obteve, no total, 55,13% dos votos válidos, conquistando 57.796.986 votos em todo o Brasil.