Serão abertas ma próxima segunda-feira, 15 de abril, as inscrições para cerca de 1,5 mil vagas dos vários cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Qualificação Social e Profissional, nos períodos da manhã, tarde e noite. O cadastramento vai até quarta-feira, dia 17, e pode ser feito das 8h30 às 18h30, diretamente no local, na avenida Dom Pedro I nº 45, no Ipiranga, na Zona Norte.
Os cursos oferecidos são para as pessoas que desejam obter uma capacitação profissional e social, que irá proporcionar a geração de renda e evitar a exclusão social. No Centro de Qualificação, o interessado pode escolher entre bordados, cuidador de idosos, jardinagem e paisagismo, informática básica, cursos na área de gastronomia (culinária básica, panificação e conservas), beleza (depilação, corte de cabelo e penteado, manicure e pedicure, estética facial e corporal, design de sobrancelhas), corte e costura, crochê, hotelaria e artesanato.
Segundo Carlos César Gomes Sturari, responsável pelo Centro de Qualificação Social e Profissional, os cursos de corte e costura e de beleza são o carro-chefe do programa. “Normalmente, no primeiro dia já se esgotam as 80 vagas oferecidas para o curso de corte e costura. O curso tem três módulos, cada um com dez semanas de duração. Em três meses a pessoa já sai com o certificado na mão”, explica. O curso de beleza (depilação, corte de cabelo e penteado, manicure e pedicure, estética facial e corporal e design de sobrancelhas) também está entre os mais procurados pela população. No total, serão 430 vagas disponíveis.
O de cuidador de idosos, que tem 50 vagas disponíveis, também está em alta. O profissional pode trabalhar em clínicas e residências particulares, desde que tenha o certificado para o exercício da função. Todos os cursos oferecidos pelo Centro de Qualificação Social e Profissional têm muita procura. “Ano passado, apenas no primeiro dia, foram preenchidas 1.300 vagas”, ressalta Sturari.
A idade mínima exigida é de 17 anos e os documentos são comprovante de residência e Registro Geral (o RG, a cédula de identidade). As vagas são apenas para moradores de Ribeirão Preto. Os cursos têm duração de três meses com carga horária de 40 e 80 horas e são totalmente gratuitos e o participante receberá um certificado de conclusão. O início das aulas dos cursos está previsto para o dia 22 de abril. Quem quiser mais informações pode ligar para (16) 3630-0401 ou 3630-2994.
Locais – Os locais de realização dos cursos são o Centro de Qualificação Social e Profissional, Centro Comunitário Valentina Figueiredo, Centro Cultural Campos Elíseos, CEU das Artes, no Ribeirão Verde, Cras-5, no Jardim Marchesi (curso de panificação) e Vila Tecnológica, no Jardim Alexandre Balbo.
Este ano, para melhor receber os alunos do curso de artesanato, as aulas serão na Vila Tecnológica. “A Semas cedeu um espaço naquele local. Inicialmente eram ofertadas oito vagas por turno no Centro de Qualificação. Com a adequação será possível acomodar melhor a turma, que terá 15 vagas disponíveis”, finaliza Sturari.
Inscrições para cursos gratuitos
Vagas: 1.500
Período: de 15 a 17 de abril
Horário: das 8h30 às 18h30
Local: Centro de Qualificação Social e Profissional
Endereço: avenida Dom Pedro I nº 45 (Ipiranga)