O ensinamento de técnicas simples, mas eficazes para criar ou mudar hábitos em qualquer área. A construção de um sistema de transformação pessoal, em que, hábito após hábito, a pessoa possa avançar na direção dos objetivos traçados. Essa é a proposta do livro ‘Pequenos Hábitos, Grandes Resultados’, lançado esse mês pelo escritor Marcos Barros, que tem laços familiares e estratégicos com Ribeirão Preto.
Barros é escritor, palestrante e engenheiro com mestrado em Inteligência Artificial. Possui diversos trabalhos de pesquisa, cursos e seminários nas áreas de neurociências, comportamento humano e produtividade. Sendo fundador e chairman (profissional que faz parte do conselho da empresa e que tem a função de cuidar dos interesses dos acionistas da organização. Atua como o chefe dos conselheiros) de várias empresas e quatro organizações (ONGs) no Brasil e Inglaterra.
“[O livro] foi escrito pensando em pessoas que estão frustradas com as suas dificuldades tentando mudar seus hábitos financeiros, relacionais, alimentares ou ligados ao estilo de vida”, diz.
Barros explica que o projeto começou quando passou por uma crise pessoal. “Eu vivi 19 anos na Inglaterra, para onde estou mudando novamente em três meses. Lá tinha um trabalho extremamente rentável, estava vivendo o ápice da minha vida profissional. Uma visita ao médico mostrou que eu estava em rota de colisão com um problema cardíaco, e teria que mudar hábitos alimentares e deixar de ser sedentário. E aí começou a minha saga tentando mudar. E falhei miseravelmente dezenas de vezes. Ganhei então uma coleção de CDs de técnicas de transformação pessoal, do Tony Robbins, e me apaixonei pelo assunto. Depois de implantarmos mais de quarenta novos hábitos, ler centenas de livros, fazer dezenas de cursos e ajudar milhares de pessoas a implantar novos hábitos, decidimos que era tempo de escrever um livro. E foi assim que ele surgiu”, conta.
O escritor afirma que a receptividade pelo novo trabalho está sendo positiva. “Estamos surpresos com as avaliações até aqui. O comentário geral é que é um livro difícil de largar, leitura fácil, métodos simples de entender e extremamente prático”, avalia.
Sem entrar em detalhes, para não tirar o efeito do livro, Barros dá ‘canjinha’ e falou sobre alguns pequenos hábitos, que podem provocar grandes resultados e o porquê não o praticamos no dia a dia. “Existem hábitos que são chamados de ‘cornestone’ ou hábitos angulares. São rotinas simples como, por exemplo, arrumar a sua cama todo dia quando você levanta, que desencadeiam uma série de outros hábitos positivos. Outro pequeno hábito que produz resultados fantásticos é começar o dia com um pequeno ritual, onde você gasta alguns minutos listando motivos pelos quais você pode ser grato naquele momento. Existem outros extremamente simples, como depositar 5% da sua renda mensal numa conta de investimento para construção de uma reserva, planejar a sua semana com antecedência e usar a agenda para reservar tempo diário para seus projetos pessoais. A lista é infindável”, fala. “O pensador Jim Rohn dizia o seguinte: ‘Tudo que é fácil de fazer, também é fácil de não fazer’. Como esses projetos não têm um prazo de entrega, estamos sempre dizendo que um dia vamos começar uma conta de investimento, fazer aquele curso, começar aquele negócio, implantar aquele hábito. O que precisamos então é um sistema que nos force a seguir aquela rotina por algumas semanas, até que o hábito seja formado. Daí para frente tudo se torna mais fácil”, exemplifica.
O que são os hábitos na prática
Barros explica que tudo aquilo que fazemos da mesma maneira, repetidamente, chamamos de hábitos. Os hábitos são decisões e ações que foram automatizadas e, uma vez formados, eles passam a definir não apenas o que fazemos, mas também quem nos tornamos. “Uma pessoa que adquire o hábito de leitura torna-se culta. Quem adota hábitos de alta performance no trabalho torna-se eficiente. Se você adota bons hábitos financeiros e de trabalho, torna-se próspero. Você se torna o resultado dos seus hábitos. Hábitos controlam os nossos resultados. Portanto, aprender a controlar hábitos é assumir a responsabilidade pela nossa própria vida, e dirigi-la segundo os objetivos que temos. Este livro é um convite para você deixar de ser uma vítima da sua atual configuração mental e assumir o controle das suas rotinas diárias e do seu destino”, completa.
Segunda obra
Pequenos Hábitos, Grandes Resultados não é o primeiro livro de Barros. “Eu e a minha esposa escrevemos um livro para casais, chamado ‘30 Maneiras de Amar’. São 30 capítulos curtos, 30 verbos, visando passar princípios de vida a dois. O objetivo é ajudar casais a terem um relacionamento inteligente e apaixonante”, indica.
Sobre projetos futuro, além de deixar Uberlândia e voltar ao Reino Unido, o próximo projeto de Barros é escrever ‘Hábitos que Enriquecem’, um livro focando em mudanças na maneira como lidamos com dinheiro. Também pretende ficar mais próximo de Ribeirão Preto, onde possui familiares. “Pretendemos lançar grupos de mentoria de negócios na região, similar aos que já temos em São Paulo e Uberlândia”, finaliza.