Tribuna Ribeirão
Política

Vereadores votam novo nome da GCM

JF PIMENTA/ ARQUIVO TRIBUNA

A Câmara de Vereadores vota nesta quinta-feira, 4 de abril, a proposta de alteração do nome da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ribeirão Preto. Atualmente tramitam no Legislativo três pro­jetos de lei que tratam do mesmo assunto. Por força legal, eles serão analisados na mesma sessão. O primeiro a dar entrada foi o de Marinho Sampaio (MDB), proto­colado em 7 de fevereiro que pro­põe a troca da expressão “guarda” para “polícia”.

O segundo é de Otoniel Lima (PRB), protocolado em 19 de fe­vereiro, que inclui a palavra “me­tropolitana” na nomenclatura da corporação. Não bastassem os dois projetos, na sessão da última terça-feira (2), mais uma proposta, desta vez do prefeito Duarte No­gueira Júnior (PSDB), deu entra­da na Câmara e também propõe a inclusão da palavra “metropolita­na” no nome da corporação.

Na sessão de terça-feira, quan­do Otoniel Lima usou a tribuna para pedir urgência ao projeto do prefeito, ele e Marinho Sampaio chegaram a “trocar farpas” porque o republicano priorizou a propos­ta do Executivo, já que existem ou­tras protocoladas anteriormente na Casa de Leis. O inusitado é que, ao pedir urgência para o projeto de Nogueira, o parlamentar obri­gou, juridicamente, a inclusão das três propostas na pauta, ao mes­mo tempo.

O Regimento Interno (RI) do Legislativo determina que o proje­to mais antigo precisa ser votado em primeiro lugar, mesmo que os outros tenham pedido de ur­gência. Ou seja, na sessão de hoje a proposta de Marinho Sampaio será analisada em plenário antes das outras. Depois será a vez da sugestão de Otoniel Lima e, por último, o do Executivo, que pode­rá perder o objeto se um dos ante­riores for aprovado.

Segundo a prefeitura, com a nova denominação será possível que os 34 municípios que com­põem a Região Metropolitana de Ribeirão Preto unam esforços para atuar de forma conjunta e busquem a estruturação e re­forma da segurança pública. Entretanto, caso a proposta seja aprovada não haverá nenhuma mudança nas atribuições ou po­der dos agentes municipais.

O novo nome poderá, no má­ximo, aumentar a auto-estima de­les. Isso porque a Guarda Civil Me­tropolitana continuará a ser regida pela mesma legislação vigente que regula a GCM de Ribeirão Preto. Ou seja, não haverá alteração no estatuto jurídico, competências e atribuições da corporação.

Segurança regional
O governo de São Paulo assi­nou na segunda-feira, 1º de abril, a autorização para abertura de licitação visando a construção do novo prédio do Centro de Opera­ções da Polícia Militar (Copom) em Ribeirão Preto. O equipamen­to será instalado no mesmo local, no 3º Batalhão de Polícia Militar do Interior (3º BPMI), na avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi nº 1.538, no Jardim Independência, na Zona Norte. A obra tem custo estimado de R$ 19,9 milhões e co­meçará em agosto.

Com a nova sede, o Copom passará a atender as 93 cidades da área de atuação do 3º Co­mando de Policiamento do In­terior (CPI-3), um crescimento de 86% em relação ao número atual, de 50 municípios – serão 43 a mais. A central será respon­sável pelo atendimento via tele­fones 190 (Polícia Militar), 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu) e 193 (Cor­po de Bombeiros). Atualmente, são cerca de 2,4 milhões de ha­bitantes na área de atuação, mas esse número deve saltar para 3,2 milhões. São 800 mil pessoas a mais – crescimento de 33,3%.

O Copom de Ribeirão Preto será o segundo maior do estado – perdendo apenas para o da ca­pital. Também poderá centralizar no local os atendimentos de ór­gãos municipais como a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp), Guarda Civil e Coor­denadoria de Defesa Civil (telefo­ne 199) – todos com algum tipo de afinidade com a PM –, além de incluir as câmeras do Detecta São Paulo e espelhar as do programa Olho de Águia.

Postagens relacionadas

Representação tenta barrar volta às aulas

Redação 1

Câmara quer o fim da papelada

William Teodoro

Prefeitura credita ‘décimo terceiro’

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com