Nesta sexta-feira, 5 de abril, a série “Ópera e Outros Cantos” traz para Ribeirão Preto o grupo Capela Ultramarina, que surgiu em 2000 por ocasião das comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Seu objetivo é buscar nossas raízes a partir da música feita na península ibérica e especialmente em Portugal, no período das grandes navegações.
Desde então, a Capela Ultramarina vem buscando mostrar em seus concertos a importância da língua portuguesa cantada como elemento preponderante na formação de uma identidade cultural brasileira. Dirigida por Fábio Vianna Peres, a Capela Ultramarina reúne em seus concertos cantores e instrumentistas com ampla experiência no campo da interpretação histórica da música do passado.
O concerto terá início às 20h30 e a entrada é franca, com retirada de ingresso com uma hora de antecedência. O Teatro Minaz fica na rua Carlos Chagas nº 273, Jardim Paulista, e tem capacidade para 266 pessoas. A série “Ópera e Outros Cantos” é uma parceria do Sesc Ribeirão Preto com a Cia. Minaz. O espetáculo não é recomendado para menores de dez anos.
Desde sua criação o grupo vem mantendo uma atividade constante de concertos, principalmente no Estado de São Paulo. Em 2015 e 2016 a Capela Ultramarina participou do Circuito Cultural Sesi Música. Ainda em 2016, participou do Festival UFF de Música Antiga, apresentando-se no Teatro da Universidade Federal Fluminense em Niterói e no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.
Em 2018 foi um dos projetos vencedores do Programa de Ação Cultural (ProAC-Editais) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, para “gravação de álbum inédito e apresentação de espetáculos de música erudita no Estado de São Paulo”. O CD “A cantar uma cantiga”, composto exclusivamente por peças em língua portuguesa do cancioneiro de Paris, França, tem lançamento previsto para os primeiros meses de 2019 com seis concertos na capital e interior paulista.