Em 2019, o mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão acontece de 27 de abril a 5 de maio. A cidade que irá sediar o evento neste ano é Poções, na Bahia, com população estimada em 46.862 habitantes, segundo a revisão anual de agosto de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHGM) é de 0,604 – o de Ribeirão Preto é de 0,800 em uma escala que vai até 1.
No entanto, o evento irá beneficiar moradores de – pelo menos – outras nove cidades da região: Mirante, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Manoel Vitorino, Boa Nova, Planalto, Nova Canaã, Iguaí e Ibicui. Destes municípios menores, três delas já registraram índices alarmantes de população vivendo em situação de miséria – Caetanos, Bom Jesus da Serra e Mirante, que, em 2008, já foi destaque na imprensa por registrar o menor Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
Por causa da grande estrutura necessária para a realização do evento, todos os pontos de atendimentos estarão centralizados em Poções. No entanto, para as demais cidades, que são menores e com ainda mais pessoas na fila de espera dos serviços de saúde, serão oferecidos meios de locomoção para levar essas pessoas aos pontos de atendimentos. O presidente da Organização Voluntários do Sertão, Doreedson Pereira, o “Dorinho”, explica como será a ação para estes municípios.
“Já é tradição que os mutirões ofereçam atendimentos para os municípios vizinhos, mas este ano será diferente, pois a cidade de Poções – cordialmente – aceitou receber nossa estrutura justamente pela impossibilidade de que fôssemos instalados em algum dos municípios menores e que mais precisam da nossa atuação. Mas para podermos atuar conforme as necessidades das cidades menores, iremos organizar de forma que a população tenha acesso aos atendimentos que podemos oferecer”.
Este ano, mais de 1.300 profissionais se inscreveram para atuarem como voluntários na ação. Destes, serão selecionadas cerca de 250 destes profissionais para trabalharem diretamente em suas áreas de formação e atuação de rotina. “A região de montanhas e caatinga registra índices até mesmo de famílias vivendo em situação de miséria extrema. E são regiões assim que mais precisam da atuação dos nossos voluntários e parceiros, com toda a estrutura de qualidade em atendimentos, procedimentos e exames”, comenta Marta Meire Pereira, Gestora da Organização Voluntários do Sertão.
Dorinho explica que o objetivo desse mutirão social é oferecer atendimentos e serviços completamente gratuitos para a população atendida. “Completando 19 anos de história, já conseguimos oferecer atendimentos para as principais vertentes de saúde. Desde consultas médicas, odontológicas, exames, cirurgias de média e pequena complexidade, entrega de medicamentos, oferecimento de óculos de grau, orientações, enfim, estrutura completa. O Voluntários do Sertão oferece tudo isso aliado a muito amor, carinho e respeito a essas pessoas”.
A edição de 2018 do mutirão aconteceu de 28 de abril a 6 de maio, no município de Santaluz, Bahia. Somente nesta etapa foram realizados mais de 45 mil atendimentos e procedimentos. O mutirão começou no ano 2000. De lá pra cá, mais de três mil profissionais já fizeram parte da ação. Juntos, conquistaram a marca de mais de 350 mil atendimentos e procedimentos médicos, odontológicos e sociais.