Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Conheça o Stadia, novo serviço da Google para jogatina pesada sem consoles

Google apresentou seu projeto voltado para games durante a Game Developers Conference. O anúncio acontece às 14h do horário de Brasília e vai contar com transmissão ao vivo pelo YouTube, oficialmente pela companhia.

A expectativa era de que a empresa revelasse seu serviço de streaming, o qual poderá usar processamento em nuvem para rodar jogos AAA apenas usando o Google Chrome.

Na segunda (18), a empresa revelou no hall do Centro de Convenções de São Francisco a logo do seu projeto. Ela carrega um S em formato que lembra o símbolo de propagação de ondas, geralmente usado para indicar que um aparelho está conectado à internet. Isso reforça a ideia de que o aparelho deva ser voltado a jogos em nuvem.

Ainda, há um espaço para apresentação de um hardware, dando a entender que a Google vai mostrar também um novo aparelho de games. O Canaltech acompanhou o evento, veja as novidades:

Prazer, Stadia

A empresa começou apresentando o nome da sua nova plataforma gamer: Stadia. Ela não é um hardware, mas um serviço que vai usar processamento em nuvem para que jogadores possam aproveitar jogos apenas usando o Google Chrome, Chromecast e outras plataformas Android. Isso mesmo: zero consoles.

Jogador usando um Pixel Slate com Assassin`s Creed Odyssey (Foto: Cpatura/YouTube)

Segundo o CEO da companhia, Sundar Pichai, a ideia é unificar plataformas de quem joga com quem assiste, tudo via streaming, facilitando também para quem desenvolve jogos. Para isso, a empresa usa um sistema que une 7.500 nós de transmissão de dados em todo o mundo para diminuir latência. A plataforma vai permitir jogos AAA rodando em 4K e 60fps, mas a proposta é chegar em breve em 8K com 120 fps.

Controle da Google (Foto: Captura/YouTube)

A empresa também apresentou seu novo controle wireless que também já carrega um botão para compartilhar a transmissão via YouTube diretamente. O joystick também tem um outro botão já ligado com o Assistente — o qual pode ser controlado por voz, usando o microfone do próprio controle.

A Google trambém informou que o seu serviço vai funcionar diretamente com o Controle Adaptativo da Microsoft, voltado a pessoas com baixa mobilidade. No ano passado, a gigante dos games anunciou o periférico em uma campanha na qual enfatizava a importância de expandir seus games para deficientes.

Project Stream

A Google começou o Project Stream em outubro do ano passado com testes nos Estados Unidos usando Assassin’s Creed Odyssey, da Ubisoft. Vários jogadores tiveram acesso ao sistema usando apenas o Chrome como plataforma.

Segundo Phil Harrison, engenheiro do Stadia, a ideia é que o jogador possa acessar games como o da Ubisoft apenas clicando em um link e carregando o início do jogo em “5 segundos”. “Barras de download como esta devem ser coisa do passado com o lançamento do Stadia”, brincou Harrison.

Os vídeos de trailers que forem para o YouTube terão no final um card com o qual usuários podem interagir para já começar a jogar, “sem download ou pacotes de atualização”, promete o engenheiro.

Capacidade

Embora a Google tenha testado o Stadia apenas com jogos em 1080p, o projeto será lançado já em 4K. Para isso, a empresa tem uma fazenda de computadores com capacidade de 10,7 teraflops de GPU, encabeçados por chips da AMD. Em comparação, o PlayStation 4 tem 4,2 teraflops, enquanto o Xbox One X alcança até 6,0 teraflops. “Nossa capacidade é maior que os dois atuais consoles mais potentes juntos”, diz Harrison.

Comparaçõa entre Stadia e consoles atuais (Foto: Captura/YouTube)

Com os 7.500 nós de conexão da Google, a empresa promete que vai entregar o serviço em 19 regiões do mundo, o que englobaria mais de 200 países e territórios. Contudo, nesta primeira leva, o serviço começaria a funcionar em testes apenas na América do Norte e Europa.

Compartilhamento

A ideia da plataforma também é facilitar com que influenciadores possam compartilhar suas transmissões. Para isso, a todo momento, o Stadia vai também vai criar um espelho do que o jogador está fazendo e gravar em tempo real, permitindo que ele utilize para edições futuras ou transmita ao vivo.

Junto disso, haverá também um botão que o influenciador pode criar para convidar jogadores para sua partida apenas com um link. Tal qual acontece em convites para Hangouts ou edição em um arquivo no Drive, o jogador poderá entrar em uma partida apenas acessando a aba no Chrome ou recebendo permissão por e-mail.

Botão de compartilhamento de jogo (Foto: Captura/YouTube)

“Antigamente, era preciso ligar o console, ir nas configurações, montar um grupo e, então, jogar junto. Aqui, é apenas um clique”, ressalta Harrison.

Outra novidade em termos de compartilhamento é o chamado State Share. Aqui, uma pessoa vai poder salvar seus dados em qualquer momento de uma partida, mantendo todas as principais informações como posição do seu personagem, itens e status.

Informações que o State Share pode guardar e compartilhar (Foto: Captura/YouTube)

A ideia é que você possa compartilhar o seu jogo exatamente de onde parou e desafiar outras pessoas a, por exemplo, bater seu tempo ou superar a mesma situação difícil que você.

Jogos

Além de Assassin’s Creed Odyssey, a empresa também chamou alguns outros figurões de indústria para mostrar que ela está inserida no mercado. A plataforma conta com apoio de engines de desenvolvimento como Unity e Unreal. Para esta última, inclusive, houve participação de Marty Straton, CEO da Id Software, para o anúncio de Doom Eternal, game da série que estará no Stadia.

Straton apresentando Doom Eternal na GDC (Foto: Captura/YouTube)

Participaram da conferência também celebridades de outras empresas como Tequila Games, de Rime, e Yves Guilhermo da Ubisoft.

A empresa ainda não revelou qual o nível de conexão de internet necessária para que a sua promessa saia do papel, mas informou que os primeiros testes comerciais devem acontecer ainda este ano.

Não há preço divulgado para o serviço.

Fonte: YouTube

Postagens relacionadas

Coca-cola firma parceria com a Corona para lançar bebida alcoólica

William Teodoro

Boeing aprova Burloak como fornecedora de peças em impressão 3D

William Teodoro

Intel inaugura espaço no Onovolab Powered by Instituto Credicitrus em Ribeirão Preto

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com