A Polícia Militar Ambiental (PMA) prendeu, na noite de segunda-feira, 11 de março, dois suspeitos, de 36 e 34 anos, nas proximidades da rodovia entre Ribeirão Preto e a cidade de Jardinópolis. Eles carregavam equipamentos para caça ilegal. Uma espingarda sem registro foi apreendida com a dupla. A detenção ocorreu, conforme descrito no boletim de ocorrência, por volta das 23 horas, durante patrulhamento de rotina dos policiais.
Os dois caçadores estavam em um Volkswagen Gol e o material de caça escondido no banco traseiro. Um “piu”, instrumento tipo apito usado para atrair animais silvestres, foi localizado na mesma apreensão de uma espingarda carregada com chumbinho e pólvora, além de dois estojos de munição extra. O motorista assumiu a propriedade do material apreendido e confessou a intenção de caçar capivaras.
Afirmou que comprou a espingarda há dois meses e não revelou o nome do vendedor. Os dois caçadores foram levados para a Central de Polícia Judiciária de Ribeirão Preto e indiciados por porte ilegal de arma de fogo. Eles apresentaram pagamento de fiança, arbitrada no valor de R$ 1 mil para cada um, e irão responder ao processo em liberdade. Também foram multados em R$ 500, individualmente, pela Polícia Militar Ambiental.