Os interessados em participar da consulta pública sobre oportunidades e barreiras ao desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP) agora poderão deixar suas sugestões até 15 de março no endereço eletrônico <http://consultapublicarmrp.intelekto.org>. O prazo para contribuições seria encerrado hoje, mas a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) decidiu ampliá-lo para permitir que um maior número de pessoas participe do processo.
A iniciativa faz parte de um amplo projeto do Estado de São Paulo, denominado Unidades de Informações Territorializadas (UITs), desenvolvido na Região a partir de 2018 pela Emplasa, em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).
O Projeto UITs, metodologia desenvolvida pela Emplasa, visa identificar os principais fatores de influência sobre o processo de desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, criada em 2016, levando em conta suas dinâmicas sociais, econômicas e ambientais. O resultado do trabalho será reunido, posteriormente, em um atlas digital, e irá contribuir para a elaboração de futuras políticas públicas ou ações da iniciativa privada para o desenvolvimento econômica e social da RMRP.
COMO PARTICIPAR
Para participar, basta clicar no link <http://consultapublicarmrp.intelekto.org>, que dá acesso à área da consulta, onde o participante poderá manifestar sua opinião. Nas páginas seguintes, terá acesso a três quadros de informações sobre a RMRP, com análises sobre as atividades econômicas existentes, as que se destacam como potencialidades para impulsionar o crescimento da RM, além de um quadro sobre os problemas, vantagens competitivas, ameaças e oportunidades para o desenvolvimento econômico da região.
Em cada um dos quadros, são apresentados tópicos nos quais é possível opinar individualmente, ou ainda sugerir a inclusão de novos tópicos.
Há opções de participar anonimamente ou indicando um endereço de e-mail. Ao optar por informar o e-mail, o participante poderá acessar a qualquer tempo a consulta, completando ou alterando opiniões. Se optar por participar anonimamente, não será possível rever a postagem.