Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Isaac Antunes: O titular da Comissão de Justiça na Câmara

Empresário do ramo ali­mentício, especialista em Ges­tão de Pessoas e em Contro­ladoria e Finanças, o vereador Isaac Antunes (PR), coman­dará pelo terceiro ano conse­cutivo, a Comissão de Cons­tituição, Justiça e Redação, da Câmara de Vereadores de Ri­beirão Preto.

Em seu primeiro mandato o parlamentar afirma que sua permanência na presidência da Comissão é resultado da con­fiança dos colegas vereadores ao trabalho que tem sido realizado. No ano passado o nome do ve­reador foi citado na Operação Têmis, que investiga uma or­ganização, composta por advo­gados, que fraudaria processos judiciais relacionados a pessoas com nomes negativados.

Isaac foi citado por supos­tamente ter sido beneficiado eleitoralmente, em função do projeto que permitia limpar o nome de pessoas junto ao Ser­viço de Proteção ao Crédito. Vale lembrar que o parlamen­tar não é acusado na esfera cri­minal, nem na eleitoral.

Tribuna Ribeirão – O senhor preside pelo terceiro ano consecutivo a Comissão de Constituição e Justiça, a principal Comissão do Legis­lativo. A que o senhor atribui está longa permanência no cargo?
Isaac Antunes – Atribuo a minha permanência na presidência na Comissão de Constituição, Justiça e Reda­ção à confiança dos colegas vereadores e ao trabalho que tem sido realizado com mui­to empenho e dedicação.

Tribuna Ribeirão – Um dos desafios da CCJ é evitar que projetos dos vereadores considerados inconstitucio­nais prossigam e, no futuro, possam ser alvo de questio­namentos judiciais pelo Exe­cutivo. Em sua opinião esse trabalho tem sido vitorioso?
Isaac Antunes – Sim. Temos números que com­provam que tivemos mais vitórias do que derrotas nas Ações Diretas de Inconstitu­cionalidade. Lembrando que em uma Câmara com grande parte de vereadores novos, a quantidade de projetos apre­sentados é imensa, mas a CCJ tem analisado todos com muita técnica e responsabili­dade.

Tribuna Ribeirão – No caso de Ribeirão Preto, que no passado foi considerada uma das Câmaras com mais projetos inconstitucionais do país, como reverter esta ima­gem?
Isaac Antunes – Na verda­de, a posição ocupada no ano passado foi decorrente de leis aprovadas em legislatu­ras anteriores. Contudo, essa imagem já foi revertida, pois temos mais vitórias do que derrotas nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade, de­monstrando o trabalho sério e competente que tem sido realizado pela Comissão de Justiça.

Tribuna Ribeirão – De modo geral as pessoas não têm conhecimento sobre o trabalho das Comissões Per­manentes da Câmara, nem da importância delas. Como mudar isso?
Isaac Antunes – Acredito que seja preciso fazer um tra­balho de maior aproximação da população com a Câmara de Vereadores, através de in­formativos e uma ampla di­vulgação pela TV Câmara.

Tribuna Ribeirão – Se o senhor pudesse listar os dois principais projetos em que a CCJ foi decisivo, quais seriam eles?
Isaac Antunes – Posso citar o parecer favorável ao Projeto de Lei Complemen­tar nº 68/2017, no qual tratou da revisão do Plano Diretor do Município e o parecer contrário ao Projeto de Lei de Complementar nº 94/2018, que pretendia realizar a atua­lização da Planta Genérica do Município.

Tribuna Ribeirão – Quais são os seus principais proje­tos apresentados e aprovados pela Câmara?
Isaac Antunes – Tenho vários, mas a Lei Ficha Lim­pa Municipal estabeleceu critérios para a nomeação para cargos em comissão nos órgãos do Poder Executivo e Legislativo Municipal e o projeto Anticorrupção nas Licitações Públicas, que tem como objetivo estabelecer como critério de desempate nas licitações são dois deles. Também sou autor da lei que obriga a Transerp publicar mensalmente, em sítio ele­trônico oficial, no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal, as suas receitas e despesas e a Resolução que instituiu na Câmara Muni­cipal o “Estágio-Visita”. Um programa destinado a uni­versitários que possui como objetivo permitir que os par­ticipantes possam, de forma intensiva, participar de ati­vidades que propiciem o co­nhecimento teórico e prático sobre o Legislativo.

Tribuna Ribeirão – O seu nome foi citado na Opera­ção Têmis, como tendo sido beneficiado nas eleições de 2016, em função do projeto que permitia limpar o nome de pessoas negativadas jun­to ao Serviço de Proteção ao Crédito. Afinal, por que seu nome foi citado?
Isaac Antunes – Nós tí­nhamos um movimento de­nominado “Muda Ribeirão” que percorria os bairros da cidade e possíveis envolvidos na Operação Têmis partici­param com o projeto “Limpe seu nome”. Apenas isso.

Tribuna Ribeirão – O se­nhor é investigado pela Ope­ração Têmis?
Isaac Antunes – Não.

Tribuna Ribeirão – Como seus eleitores reagiram a estas citações? O senhor conversa sobre isso com eles?
Isaac Antunes – Con­versamos abertamente com todos os nossos eleitores, es­clarecendo toda e qualquer dúvida que possam ter sobre este ou outro tema.

Postagens relacionadas

Saúde vai distribuir 10,5 milhões de vacinas até terça-feira

William Teodoro

Plano de saneamento é objeto de audiências 

Redação 2

Empresas têm até dia 29 para enviar comprovantes de rendimentos

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com