A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP) promove, de 18 a 22 de fevereiro, diversas ações de cidadania e saúde para os reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Jardinópolis, no distrito de Jurucê, com o objetivo de prepará-los para o retorno à vida em liberdade. Em sua sétima edição na unidade, a “Jornada de Cidadania e Empregabilidade” vai oferecer aos presos, além de atendimentos médicos e jurídicos, exposição de artes plásticas e oficina de yoga.
Os detentos inscritos irão aprender técnicas de autoconhecimento por meio da atividade voltada para o equilíbrio do corpo e da mente, que, na unidade prisional, deve servir como ferramenta para o processo final de cumprimento da pena. O mutirão de serviços inclui, ainda, durante toda a semana, regularização de documentos, palestras motivacionais e de cuidados com a saúde, como prevenção de doenças infecciosas e combate à dengue.
Segundo dados divulgados da SAP atualizados na última terça-feira, 12 de fevereiro, o Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis, instalado no distrito de Jurucê, distante 18 quilômetros de Ribeirão Preto, comporta 1.080 detentos, mas hoje abriga 1.863, cerca de 72,5% acima da capacidade, com 783 presos a mais – média de quase dois por vaga (1,7).
Artes plásticas – O CPP de Jardinópolis será palco da exposição “Coleção Ccrônicas de Brodowski”, com o objetivo de levar arte e cultura aos reeducandos da unidade. A mostra, promovida pelo Museu Casa de Portinari, reúne obras de 29 artistas da cidade, inclusive de alguns sentenciados que já cumpriram pena no local e participaram de oficinas promovidas pela instituição ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Acam Portinari.
A iniciativa acontece em parceria com a Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel (Funap) e é parte da programação da “Jornada da Cidadania e Empregabilidade”. Os trabalhos ficarão expostos em fevereiro, disponíveis para toda a população da unidade. Podem ser vistos também anos finais de semana, estendendo assim o atendimento aos familiares e visitantes.
Têm como tema central uma homenagem aos 100 anos de Brodowski, além de explorar a relação entre o artista e a sua terra natal, vínculo presente e significativo nas obras de Candido Portinari (1903-1962), célebre pintor brasileiro. O evento compreende também atividades culturais, como apresentações musicais e de poesia, curso de pintura e torneio de xadrez.
Balanço – Desde o início do programa, em 2015, nos presídios abrangidos pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN), já foram emitidos ou regularizados 41.628 novos documentos. São 11.263 Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs), 17.607 Registros Gerais (RGs, as cédulas de identidade), 2.979 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CPTS’s), 8.887 títulos de eleitor e a mesma quantidade de certidões de nascimento, casamento e óbito.
Ao todo, as unidades regionais prestaram mais de 200 mil atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo participações de reeducandos (homens e mulheres) em palestras sobre educação e empregabilidade. Somente no CPP de Jardinópolis, nas seis edições do evento, foram emitidos ou regularizados 4.335 documentos (CPFs, RGs, CTPS’s e certidões), além de promover 14.391 atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo palestras em geral.
Na terça-feira (19), às 9h30, será realizada a abertura oficial da “Semana de Cidadania e Empregabilidade” no CPP de Jardinópolis, com a presença de autoridades da SAP, do município e também de parceiros do presídio. Esta é a sétima edição do projeto na unidade prisional. A ação, porém, ocorre anualmente em presídios de todo o Estado de São Paulo.