O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) prorrogou o vencimento das contas que venceriam na próxima terça-feira, 19 de fevereiro, para sexta-feira (22). A mudança ocorreu por causa do atraso na entrega dos novos boletos. Esta é a segunda vez que a autarquia protela a data de pagamento. Ao todo, 48.500 faturas tiveram o vencimento alterado em razão da implantação do novo sistema de gestão. Elas começaram a ser entregues nesta sexta-feira (15), com continuidade neste sábado, dia 16, já com o novo modelo, mas ainda sem o nome do usuário e do proprietário.
Os onze bairros das zonas Norte e Leste que estão recebendo os boletos com alteração na data de pagamento são Parque Avelino Alves Palma, Campos Elíseos, Lapa, Jardim Paulistano, Jardim Independência, Jardim Novo Mundo, Quintino Facci I e II, Vila Carvalho, Complexo Ribeirão Verde e Jardim Antônio Palocci. As contas de água que estiverem em débito automático não terão o vencimento alterado. As primeiras faturas com o nome e o documento do usuário começaram a ser distribuídas no dia 8.
A identificação dos 194,4 mil consumidores do Daerp será gradual. O primeiro lote, um piloto da modificação para 34 mil clientes, teve o vencimento prorrogado para esta segunda-feira (18). São consumidores de dez bairros de três regiões da cidade: do Centro e da Vila Seixas (Central), do Jardim Sumaré, Jardim Irajá, Jardim Botânico, Jardim Canadá e City Ribeirão (Zona Sul) e do Jardim Paulista, Castelo Branco e Jardim Iguatemi (Zona Leste).
A nova conta, que traz novo layout, tem, além do nome, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do usuário e o número da matrícula, que substitui o antigo código de identificação. Também disponibiliza várias informações ao usuário. Ela traz o consumo, com a leitura atual e a anterior, e o número de dias entre uma leitura e outra, inclusive com a média diária de consumo. O superintendente do Daerp, Afonso Reis Duarte, explica que a mudança é extremamente importante porque vai permitir que a autarquia passe a conhecer seu cliente para cobrar a fatura de quem realmente consome o produto.
Para ele, a medida é fundamental para melhorar a cobrança e diminuir a inadimplência, que está em torno de 19,5%. “Nós queremos reduzir esta inadimplência para a média brasileira no setor, em torno de 6%. É absurdo uma empresa possuir em torno de 20% de inadimplência”, destaca. Isso significa que aproximadamente 38 mil consumidores estão em dívida com o Daerp – são 194,4 mil ligações em toda a cidade. Contudo, ele não soube informar o valor da dívida, já que o cálculo “não se trata de proporção direta. Muitos inadimplentes devem mais de uma conta”.