O vereador André Trindade (DEM), que tem forte atuação no setor esportista, principalmente no futebol, vai ter que mostrar que é bom de bola. Escolhido pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) para ser o líder do governo na Câmara de Vereadores, ele preside o diretório municipal do Democratas em Ribeirão Preto e tem como nova missão fazer o meio de campo entre os interesses da administração municipal no Legislativo e os outros 26 parlamentares, reconhecidamente, em sua maioria oposicionistas ao atual governo.
Em entrevista ao Tribuna o parlamentar afirma que sempre investiu na “construção de pontes e não de muros” e que está preparado para a missão. André foi o principal líder da torcida do Botafogo por mais de 15 anos e a transformou em uma associação, que possibilita trabalhos sociais e comunitários, com jovens, crianças e com grupos de 3ª idade. Também foi presidente do Poliesportivo do Botafogo, membro do Conselho Deliberativo e diretor do clube e apresenta um programa, com ênfase para o futebol amador, em uma emissora de TV de Ribeirão Preto.
Tribuna Ribeirão – O que o levou a aceitar o convite do prefeito Nogueira para ser o líder do Governo na Câmara?
André Trindade – Primeiro a vontade de contribuir mais com a cidade nos temas mais importantes, depois por acreditar que este governo terá condição de atender parte significativa das expectativas da população nos próximos anos. E também para cumprir um papel para o qual acredito ter vocação que é o de ampliar o diálogo entre Executivo e o Legislativo. Ribeirão Preto tem enormes desafios e demandará nosso esforço em diversos assuntos que possam trazer as soluções para o presente e a garantia do futuro que se apresenta e se espera.
Da minha parte os vereadores, o governo e a sociedade podem contar com a minha simplicidade, humildade e dedicação para que possamos ter uma excelente oportunidade de confrontar e convergir pensamentos, respeitando plenamente o posicionamento de cada um.
Tribuna Ribeirão – O senhor é tido com conciliador e ponderado por seus colegas. Em que isso pode lhe ajudar nesta função?
André Trindade – Eu sempre procurei construir pontes e não muros. Com simplicidade e serenidade coloquei meu relacionamento com os atores da política, me pautando pela sinceridade e respeito à atuação de cada um, e cumprindo minha palavra naquilo que assumo de compromisso. Tudo isso gera um fator positivo que é o bom trânsito, e assim pretendo continuar para que as coisas caminhem da melhor forma
.
Tribuna Ribeirão – O Governo passou dois anos sem ter um líder na Câmara. Que avaliação o senhor faz deste período?
André Trindade – Creio que os desafios de início de Governo em uma cidade combalida, fizeram com que o prefeito assumisse o ônus sozinho das medidas necessárias, porém vistas como impopulares. Acredito que mesmo assim conseguiu aprovar na Câmara temas importantes. Cada um no seu momento deu a sua colaboração para seguir com alguns temas. Agora precisamos avançar com a função oficial que me foi designada.
Tribuna Ribeirão – Um dos grandes desafios da Administração este ano diz respeito ao IPM e ao projeto que pretende criar um teto para as futuras aposentadorias de servidores contratados a partir da aprovação da lei. O que o senhor acha deste projeto?
André Trindade – Com tudo que vivemos no país e nos estados no que tange a responsabilidade e desequilíbrio fiscal, é um tema da mais importante relevância e medidas urgentes precisam ser tomadas, para que possamos ter a garantia do futuro e das próximas gerações. No município não é diferente, todos deverão se enquadrar daqui pra frente em novos modelos, pois o que aí está não será sustentável por muito tempo. Talvez o próprio cenário nacional desperte a consciência de todos de quanto esse assunto é importante.
Tribuna Ribeirão – Parte dos vereadores reclama da falta de diálogo do governo com o Legislativo. Como resolver isso?
André Trindade- Isso começou a se resolver com o próprio gesto do prefeito em nomear um líder, isso vai facilitar a interlocução em via de mão dupla para que possamos avançar nos temas da nossa cidade.
Tribuna Ribeirão – Houve alguma reivindicação de sua parte para aceitar o a função de líder do governo?
André Trindade -As reivindicações são no sentido de estabelecer uma zona de confiança entre prefeito e os vereadores. Tanto na atenção e nos anseios de cada parlamentar no que for bom para a cidade. Caminhar de forma harmônica e cumprindo os prazos e compromissos assumidosfacilitará o meu trabalho e também estabelecerá maior proximidade, sem perder a independência dos dois poderes. Todos podem contribuir para uma cidade melhor.
Tribuna Ribeirão – O senhor tem forte atuação junto ao esporte, especialmente ao Botafogo. Como analisou a proibição da venda de bebida alcoólica nos estádios da cidade?
André Trindade – É um tema que estou debruçado fazendo força pra cima, ou seja, procurando deputados e especialistas do Ministério Público para reverter esta situação. Já avançamos e acredito que teremos sucesso. É bom lembrar que a violência está na sociedade, no cidadão e não na cerveja que é consumida nos jogos que têm duração de duas horas apenas.
Tribuna Ribeirão – Em relação ao esporte amador, área que o senhor atua. Como dar mais visibilidade esta atividade?
André Trindade – No campo pessoal tenho um programa de TV que tem tentado cumprir esse papel. O futebol amador faz parte da cultura da cidade, gera oportunidades de lazer, entretenimento e integração dos bairros e das pessoas. Tenho percebido que a cada ano ele está melhor, merece e precisa ser incentivado por todos.