A prefeitura de Ribeirão Preto aplicou mais do que a Constituição Federal exige em educação no ano passado, segundo dados da própria administração. O setor recebeu 26,19% do Orçamento Municipal de 2018, índice superior ao limite mínimo exigido na Carta Magna, de 25%. A Secretaria Municipal da Fazenda diz que essa diferença passa de R$ 19 milhões. Entre os principais investimentos está a construção de creches nos bairros Paulo Gomes Romeu, na Zona Oeste, e Heitor Rigon, na Norte.
Ambas terão capacidade para atender 188 alunos em tempo integral. A previsão é de que a obra seja concluída ainda em 2019. A Secretaria Municipal de Educação também apostou em recursos pedagógicos inovadores, por meio de parceria com a Fundação Lemann, garantindo, assim, um salto na qualidade no ensino, por meio da capacitação dos educadores, diz. A pasta também investiu, no ano anterior, em gestão de pessoal, em entidades parceiras, suporte e manutenção das unidades escolares.
“Investimos na formação continuada dos profissionais da rede municipal, entregamos novos uniformes aos alunos e contratamos mais professores. Em 2019, vamos continuar ampliando os investimentos, para avançarmos ainda mais na qualidade da educação”, destaca a secretária municipal de Educação, Luciana Rodrigues. A rede municipal conta com 109 escolas, das quais 76 unidades de educação Infantil e 33 de ensino fundamental. Ao todo, 46.921 alunos voltaram às escolas municipais no decorrer desta semana, sendo 22.696 do ensino infantil e 24.225 do fundamental.
A rede municipal de Educação é formada por 34 Centros de Educação Infantil (CEIs), 41 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), 26 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), três Centros Educacionais Municipais de Educação Integral (Cemeis), duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Ensino Médio (Emefems), um Centro de Educação Especial e Ensino Fundamental (CEEEF), uma Escola Municipal de Ensino Profissional Básico (EMEPB), Educação de Jovens e Adultos (EJA, salas espalhadas por várias unidades), além das 20 escolas conveniadas.