O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) está finalizando um projeto para que as faturas das autarquia passem a ser emitidas no nome do proprietário ou do locatário do imóvel, como já acontece com as contas de luz da CPFL Paulista. A medida é semelhante à da conta de energia elétrica e tem como objetivo vinculá-la a um Cadastro de Pessoa Física (CPF) e evitar os problemas que acontecem no setor.
Atualmente, como a conta de água não traz nome nem CPF de quem reside no local, quando o inquilino deixa o imóvel e não quita as parcelas que estão em aberto, a responsabilidade de pagá-las fica para o proprietário. Assim, para obter o ressarcimento o dono da casa ou do apartamento é obrigado a recorrer à Justiça. Se não quitar o débito, é o nome dele que sofrerá restrições. O Daerp tem mais de 190 mil clientes na cidade.
No caso dos imóveis ocupados pelos proprietários, quando o sistema estiver implantado, as contas automaticamente passarão a identificá-los a partir da matrícula existente na prefeitura de Ribeirão Preto com base no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Neste caso, se o prédio ou terreno estiver alugado por negociação direta entre o dono e o inquilino, bastará ao proprietário levar o contrato ao Daerp para a transferência.
O Daerp também estuda uma parceria com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Ribeirão Preto (Creci-RP) para viabilizar uma parceria em relação aos imóveis alugados por meio de imobiliárias. A ideia é que as empresas tenham acesso ao sistema e possam fazer a alteração do locatário, seja na hora em que ele ocupar ou quando desocupar o local.
Na última sexta-feira, 25 de janeiro, a diretoria do Daerp se reuniu com o delegado regional do Creci de Ribeirão Preto, José Augusto Gardin, e com o vereador Elizeu Rocha (PP), para discutir o assunto. Segundo o delegado do Creci, a medida é essencial e dará mais tranquilidade aos donos de imóveis, já que hoje, com a vinculação, caso o locatário deixe de pagar a conta, o domo corre o risco de ter seu nome negativado.
“Estamos conversando com o Daerp para fazer esta parceria”, afirma. O Departamento de Água e Esgotos atende 195 mil unidades consumidoras. Outras reuniões serão realizadas. A emissão das contas de água em nome do usuário só foi possível graças ao programa denominado Gsan (Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento).
Trata-se de um software público, disponibilizado pelo Ministério das Cidades, especifico para atender o setor. Diversas empresas e departamentos de saneamento já utilizam o sistema em todo o país. Em um primeiro momento serão emitidas as faturas dos consumidores que estiverem com o cadastro em dia com o Daerp, depois será feita uma atualização gradual desta ficha.
Em uma segunda etapa, que deverá ser implantada ainda neste ano, a autarquia passará, através dos próprios leituristas, a fazer a leitura, impressão e entrega simultânea das contas de água.
Call center
Na primeira quinzena de fevereiro, a Imperatriz Tele Serviços Ltda. EPP, de Santa Catarina, passará a ser a responsável pelo serviço de call center da autarquia. O contrato foi assinado em 14 de dezembro e o prazo para início das atividades é de 60 dias.
Vai responder pelo atendimento do telefone 115, o Sistema de Atendimento ao Consumidor do Daerp. A vencedora da licitação apresentou proposta de R$ 1.009.992,00, valor 50,2% menor do que o proposto no edital, que era de R$ 2.028.334,67 – desconto de R$ 1.018.342,67.
O contrato tem duração de um ano (doze meses). Uma das exigências é que a vencedora do certame tenha capacidade mínima de atendimento de 18 mil ligações por mês, mais do que o dobro do número atual, em média de 8,5 mil ligações por mês.