Neste sábado, 26 de janeiro, às 10 horas, o grupo Um, Dois, Três Coletivo Teatral estará no Parque Tom Jobim, na divisa dos bairros Jardim Procópío Ferraz e Jardim Alexandre Balbo, na Zona Norte de Ribeirão Preto, com o espetáculo infantil “Um amor de passarinho”. A apresentação é gratuita e aberta à toda a comunidade. A censura é livre.
A peça foi aprovada em edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura e tem o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto. “Um amor de passarinho” é baseado numa narrativa de tradição guarani, em que dois jovens apaixonados se transmutam em pássaros para realizarem seu amor e poderem viver juntos apesar da oposição do pai da moça.
Essa lenda originária traz em si o que há de mais humano: a necessidade de explicar a existência dos homens e das coisas, no caso, o companheirismo entre o casal de pássaros João de Barro. O coletivo é a junção da vontade de promover o teatro-brincante com as experiências e técnicas adquiridas pelos seus integrantes com teatro de máscaras e de rua.
Este encontro surgiu por uma afinidade artística procedente de uma série de oficinas propostas pelo Centro de Pesquisa da Máscara no ano de 2013, em São Paulo, mas o coletivo reside e atua em Ubatuba desde 2014, com contação de história, intervenções artísticas diversas e a criação do bloco carnavalesco Ubamirim.