Já desembarcaram em Altinópolis os primeiros 16 veículos que irão renovar a frota do município a partir deste ano. O lote é o primeiro de um programa que vai seguir um calendário de renovação da frota, após um estudo de impacto financeiro promovido pela Secretaria de Administração, solicitado pelo prefeito José Roberto Ferracin Marques (PSD).
Estudos promovidos pela administração concluíram que o custo anual da manutenção de veículos próprios ficava bem acima do valor praticado pelo mercado de locação, o que levou o município à elaboração edital de pregão presencial na modalidade de licitação realizado no fim do ano passado.
Um dos pontos principais da economia, que poderá chegar a 40%, durante o ano é o fator combustível. “Utilizar carros flex, que permitem o uso do etanol, um combustível mais barato e sustentável em relação à gasolina, foi um dos nossos critérios para a ação efetiva de terceirizar parte de nossa frota”, destacou o prefeito José Roberto Marques Ferracin.
O estudo desenvolvido pela prefeitura de Altinópolis também levou em consideração itens como redução de gastos com a manutenção e peças, conservação, documentação, seguros e os impostos de veículos da frota municipal. A frota oficial do município é de aproximadamente 50 automóveis.
Na época de lançamento do edital, o secretário municipal de Administração, Finanças e Gestão em Transporte de Altinópolis, Eduardo Poiares, citou o exemplo das peruas Volkswagen “Kombi”, sucateadas pelo constante uso e que consomem, por veículo, aproximadamente, entre manutenção e combustíveis, R$ 28 mil por mês.