Ribeirão Preto – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, 22, a Operação Conexão RP, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada na importação e exportação de cocaína.
A investigação, conduzida pela unidade de inteligência da Delegacia de Polícia Federal em Campinas, teve início em outubro de 2016, a partir de uma apreensão realizada pela Polícia Militar Rodoviária, de 325kg de pasta de cocaína, a qual estava ocultada em um fundo falso de uma van e teria por destino o porto de Santos, SP.
A partir das informações colhidas durante o flagrante, a Polícia Federal, com o apoio do Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado de São Paulo (GAECO – Núcleo Campinas), identificou os responsáveis pela droga e o modo como operavam: o grupo adquiria a droga diretamente com o fornecedor, na Bolívia, e a introduzia no território brasileiro com o uso de aeronaves que a transportava até pistas clandestinas localizadas na região de Ribeirão Preto; a partir de Ribeirão Preto, a droga era transportada por via terrestre para uma célula localizada em Santos, SP
Durante a operação de hoje foram cumpridos 3 mandados de prisão temporária, 5 mandados de busca e apreensão, além de sequestro de aeronaves e veículos, etc.
O nome da operação é uma alusão ao modo que a associação criminosa agia, ou seja, usando a região de Ribeirão Preto como ponto de sua logística.
Os envolvidos responderão, na medida de sua culpabilidade, pelo crime de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, crimes capitulados nos artigos 33, 35 e 40, I da Lei 11.343/06, além da lavagem de dinheiro.
Entrevista coletiva será dada aos órgãos de imprensa na sede da Delegacia de Polícia Federal em Ribeirão Preto, às 9h30min.