O atendimento presencial ao público nas unidades do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp), que estava suspenso desde sexta-feira, 11 de janeiro, será retomado nesta terça-feira (15). O serviço foi interrompido para a implantação pela autarquia e pela Companhia de Desenvolvimento Econômico (Coderp) de um novo sistema de gestão específico para a área de saneamento básico.
Além do atendimento presencial, a página do Daerp na internet também não pôde ser acessada por conta da mudança do sistema. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da autarquia, através do telefone 115, funcionou normalmente neste período para o atendimento das ocorrências de urgência. O Departamento de Água e Esgotos atende mais de 190 mil unidades consumidoras em Ribeirão Preto.
Segundo o site da autarquia, são três postos de atendimento. O principal fica na rua Amador Bueno nº 22, no Centro, na sede do Daerp. Outro fica na rua Barão de Ataliba nº 226, no distrito de Bonfim Paulista, na Zona Sul. E o terceiro está instalado no Poupatempo, no Novo Shopping, na avenida Presidente Kennedy nº 1.500, bairro Nova Ribeirânia, na Zona Leste. No ano passado a autarquia também atendia na Administração Regional dos Campos Elíseos, na rua Flávio Uchôa nº 1.180, mas deixou de prestar o serviço temporariamente porque a fiação do local foi furtada.
Call center
Em fevereiro, a Imperatriz Tele Serviços Ltda. EPP, de Santa Catarina, passará a ser a responsável pelo serviço de call center da autarquia. O contrato foi assinado em 14 de dezembro e o prazo para início das atividades é de 60 dias. Vai responder pelo atendimento do telefone 115, o Sistema de Atendimento ao Consumidor do Daerp.
A vencedora da licitação apresentou proposta de R$ 1.009.992,00, valor 50,2% menor do que o proposto no edital, que era de R$ 2.028.334,67 – desconto de R$ 1.018.342,67. O contrato tem duração de um ano (doze meses). Uma das exigências é que a vencedora do certame tenha capacidade mínima de atendimento de 18 mil ligações por mês, mais do que o dobro do número atual, em média de 8,5 mil ligações por mês.