ocê já parou para pensar em todo o processo existente por trás do Android do seu celular? É exatamente isso o que a Nokia tratou de explicar em um infográfico, até mesmo para acalmar os ânimos dos usuários, uma vez que as atualizações do Android demoram meses para chegar até os aparelhos de cada empresa, após o lançamento oficial por parte da Google.
A fabricante, conhecida por oferecer uma experiência “limpa” e organizada do sistema operacional da Google, mostrou passo a passo o longo caminho percorrido até a versão final de uma atualização ficar pronta.
Primeirta etapa – Liberação
No início do infográfico, a Nokia explica o processo para a chegada do Android 9 Pie. Primeiramente, a Google libera um código de sistema operacional para as fornecedoras, que acompanha uma coleção de arquivos de origem e kits de desenvolvimento de plataforma.
Então, são incluidos no software recursos do Android One e experiências exclusivas para smartphones Nokia, e a interface HAL (Hardware Abstraction Layer) recebe a plataforma para trabalhar em cima de cada chipset.
Segunda etapa – Testes
A próxima etapa já é de testes. A fabricante faz testes de suporte com operadoras, incluindo chamadas de voz, navegação web, streaming de vídeo, VoLTE, SMS, entre outras.
Enquanto isso, a criação de software é passada para a equipe de engenharia e a responsável pelos testes manuais. Na sequência, chega a hora do usuário final ajudar nos testes. Pessoas selecionadas são convidadas para fazer a avaliação do novo sistema, ajudando a fabricante em possíveis melhorias.
Terceira etapa – Garantia
Quando estiver tudo certo, o sistema precisa passar pela garantia de um conjunto de padrões de conformidade, incluindo Bluetooth e Wi-Fi. Com a aprovação, o novo Android está pronto para ser liberado.
Veja o infográfico completo, em inglês:
Fonte: HMD Global