A Secretaria Municipal da Educação convoca todos os moradores do bairro Residencial Vida Nova Ribeirão – o popular “Pacaembu” – a comparecerem no Poupatempo, no NovoShopping, na avenida Presidente Kennedy nº 1.500, a partir desta quinta-feira, 10 de janeiro, para realizar cadastro dos alunos que irão usar as redes municipal e estadual de ensino (da creche ao ensino médio).
Devido à grande demanda por vagas que terá no Vida Nova Ribeirão neste ano, por conta das moradias entregues, a pasta precisa ter o conhecimento da quantidade e de onde esses alunos estão vindo e planejar, em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação, em quais escolas eles poderão ser encaminhados.
A secretária da Educação, Luciana Andrade Rodrigues, ressalta a importância da realização deste levantamento antes do início do ano letivo. “Teremos esses números em mãos para que possamos iniciar o ano letivo com tranquilidade para as famílias, ao buscar as vagas necessárias para os novos moradores”, explicou a secretária.
Os moradores do residencial Vida Nova Ribeirão que forem ao Poupatempo, devem estar portando os documentos: carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a certidão de nascimento do aluno. Considerado o primeiro bairro totalmente planejado do país, o empreendimento terá no total 6.991 residências e uma população de cerca de 30 mil pessoas e será maior do que 26 municípios da região de Ribeirão Preto.
Só para se ter uma ideia, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2017, para atingir o total de moradores estimado do novo bairro é necessário juntar a população de Dumont (9.468), Terra Roxa (9.221) e Nuporanga (7.341). A estimativa de moradores no novo residencial foi feita considerando a média de quatro habitantes por residência.
Prefeitura e Sesi
A prefeitura de Ribeirão Preto e o Sesi assinaram na tarde desta terça-feira, 8 de janeiro, o termo de doação de materiais e equipamentos escolares do Serviço Social da Indústria à Secretaria Municipal da Educação. O documento, que formaliza a cessão, foi assinado no Palácio Rio Branco pelo prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), a secretária Luciana Andrade Rodrigues e o diretor do Sesi Ribeirão Preto, Álvaro Alves Filho. “Estamos recebendo de doação 187 itens, que vão desde armários, carteiras escolares até computadores e impressoras que irão equipar nossas escolas municipais”, informou o prefeito Duarte Nogueira.
A Secretaria da Educação fará uma triagem dos equipamentos doados. Os materiais específicos de formação profissional serão encaminhados para a escola profissionalizante Celso Charuri e para o Centro de Educação Especial Egydio Pedreschi, e os outros materiais serão disponibilizados para as unidades escolares, conforme suas necessidades.